Como bombar no Youtube Shorts

Como bombar no Youtube Shorts

Como bombar no Youtube Shorts: hoje venho falar dessa ferramenta que está investindo pesado para ser conhecida pelo mundo todo, sua dona a Alphabet, também dona do Google, investiu até na Copa do Mundo, visando viralizar seus vídeos curtos.

Por isso você pessoa física ou jurídica, não podem ficar fora desses vídeos curtos que podem ser virais.

Quando se tem um canal no Youtube, existe um conteúdo que eles mesmos produzem para que os criadores possam saber das novidades da plataforma.

Além disso, dicas de monetização, formatos e claro, muito conteúdo focado em bombar o Youtube Shorts.

Observação importante: O Youtube Short tem apenas 60 segundos, passando disso, ele ficará na aba de vídeos do seu canal, ele não é “considerado” um Shorts.

Dicas de como bombar no Youtube Shorts

Essas vieram direto do Youtube para nós geradores de conteúdo:

  • Você tem 2 segundos para convencer seu “público” a continuar o vídeo;
  • Aberturas mais apelativas, poderosas, com efeitos visuais e claro, uma edição bem legal para reter o público;
  • Interação é uma outra dica com foco na comunidade, para que seus novos e antigos inscritos se sintam notados, isso é, com uma resposta de comentário por exemplo;
  • Não tenha medo de testar coisas novas, trazer a tona lembranças de experiências vividas, pois o público segue pessoas que lhes representam, pelo menos um pouco.

 

Esse foi o resumo do que recebemos na newsletter do Youtube e vou complementar com algumas coisas que fazemos para bombar o Youtube Shorts aqui no WorkStars:

Bombar Youtube Shorts de forma viral

Não é de hoje que as músicas em alta ou mesmo, os áudios virais são estratégias usadas tanto no Reels quanto no TikTok e agora é possível fazer isso no seu Shorts, porém, apenas o dono do canal ou quem tem a senha de proprietário irá conseguir fazer isso.

Além disso, não é possível usar esse tipo de áudio direto do Youtube Studio no PC por exemplo, é preciso usar o aplicativo do Youtube no celular. Tirei alguns prints aqui para vocês acompanharem o passo a passo.

Depois de abrir seu Youtube (normal) no celular, você verá um menu inferior com alguns botões e clicará o + e aparecerá as seguintes opções:

 

Criar um Shorts
Criar um Shorts

 

Assim, você irá clicar no “Criar um Short” e fará todo processo de upload de vídeos, edição com texto, como preferir, não esquecendo de usar aquelas dicas que o próprio Youtube sugeriu.

Quando o vídeo estiver quase pronto para postar, selecione a opção “Adicionar música”, como mostro no print abaixo:

 

Tela de adicionar música no youtube shorts
Adicionar música no Youtube Shorts

 

O legal dessa ferramenta é que ela já abre as sugestões de música que estão bombando no mundo inteiro.

Sim, ela não mostra por região, por exemplo, o que significa que pessoas de mais países poderão assistir o que você postar com um áudio desses.

 

Tela das músicas em alta no Youtube Shorts
Tela das músicas em alta no Youtube Shorts

 

A tela é bem explicativa, as músicas de cima são as recomendadas e as de baixo são as principais. Mas você também pode buscar alguma música em específico ou explorar por gêneros.

A diferença dos áudios em alta do Youtube para as outras plataformas, é que você só consegue usar 15 segundos dessas músicas mais famosas. Elas não monetizam, mesmo se bombarem, mas para no que vem, eles dizem que isso vai mudar.

 

Semelhanças entre vídeos virais

  • Como os áudios em alta só podem ser usados por 15 segundos, usei então vídeos bem curtos que não passavam dessa minutagem;
  • Tive o cuidado de escolher músicas que não tinham palavras ruins, já que muitos áudios em alta são funks e não combinam no caso com a linguagem do WorkStars;
  • Sempre busquei músicas com a mesma vibe do vídeo, na maioria delas, feliz.

 

Esse foi um dos vídeos virais que passou de 30 mil views, olha só:

 

Criar Youtube Shorts também no long tail

A segunda forma de você bombar o Youtube Shorts é traçando uma estratégia de SEO.

Quando um vídeo nosso tem mais de 30 segundos, tenho um cuidado maior na hora de fazer a descrição dele e usar algumas tags para que eles possam aparecer nas buscas.

Não podemos nunca esquecer que o Youtube é um buscador, então seja encontrado.

Temos um exemplo bem recente que fizemos em nosso canal, a simples pergunta “Como reativar conta do Instagram“, mesmo a busca sendo feita no computador, olha o que apareceu:

 

 

Primeiro, aparecem 3 sugestões de vídeos na horizontal e depois, vem esse menu de Shorts e olha só o nosso vídeo como primeiro, isso não é milagre, isso é SEO de Youtube também para Shorts.

 

Vale a pena Bombar o Shorts o tempo todo?

As pessoas devem achar que a resposta é sim o tempo todo, mas percebi no mês que batemos mais de 150 mil acessos, que os números estavam caindo gradativamente quando o assunto era os conteúdos na horizontal e com isso, monetização e retenção também.

A quantidade de inscritos era legal, mas muitos eram de outros países, provando que seria difícil essa pessoas voltar ao nosso canal.

Hoje, subo shorts diariamente com essa estratégia de long tail e duas vezes por semana, subo algum conteúdo mais “básico” com uma música interessante para dar um up nos números do canal.

Porém, o Youtube já disse que, pessoas com mais de 10MM de views em 3 meses no ano que vem, será recompensado mesmo que com músicas de famosos.

 

 

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