Copa do mundo

Copa do mundo: novas tecnologias que estarão no evento

A copa do mundo de 2022 é um dos eventos esportivos mais esperado do ano. O Catar, primeiro país do Oriente Médio que sediará as competições, promete entregar uma copa recheada de inovações tecnológicas.

Algumas novidades que podemos citar são sistemas de mobilidade sustentáveis, bola com geolocalização e roupas com inteligência. Além disso, por ser um país muito quente, um sistema de resfriamento totalmente sustentável controlará a temperatura dentro dos estádios.

Então, se você é um apreciador de eventos esportivos, principalmente da copa, e ficou curioso para saber como essas tecnologias irão funcionar, continue a leitura do artigo.

 

LEIA MAIS: Copa do mundo 2022 e o impacto nos negócios

 

A primeira copa do mundo no Oriente Médio

Ao longo da história, já foram realizadas 21 copas do mundo e, por mais que já tenha passado por vários lugares, a edição de 2022 é a primeira que será realizada em um país na região do Oriente Médio.

O Catar será o responsável pelo evento deste ano. Por ser uma região muito rica, os torcedores estão com a expectativa no alto. E que saber de uma coisa? Podem ficar, pois a copa de 2022 promete ser a mais tecnológica até o momento.

Em 2010, o país árabe ganhou as eleições da FIFA e desbancou países que já sediaram o evento esportivo como os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Agora, com poucas semanas para o inicio das disputas, o Catar se prepara para mostrar as inovações que foram construídas para a realização do evento.

 

 

Copa do mundo
Capita do Catar, Doha | Foto de Abdullah Ghatasheh no Pexels

 

 

Novas tecnologias que estão na copa do mundo de 2022

Como dito anteriormente, a copa no Catar poderá ser uma das mais tecnológicas comparada com outras edições. Então vamos conhecer quais inovações serão usadas durante toda a realização do evento.

 

LEIA MAIS: Tecnologias que inovaram o esporte nos últimos anos

 

Roupas com inteligência

Bem como os smartswatch, nesta copa, os jogadores usarão em seus treinos roupas inteligentes que, basicamente, vão monitorar seu condicionamento físico como batimentos cardíacos, respiração e hidratação.

Do mesmo modo que os relógios, essas vestimentas contarão com pequenos sensores que estarão conectados via bluetooth. Todas as informações poderão ser checadas pelos técnicos ou por quem utilizar as roupas.

 

Copa do mundo
Monitoramento do condicionamento físico | FIFA

 

Bola inteligente

Assim como as roupas, a bola de futebol usada na copa também contará com tecnologia de ponta. Um sistema de geolocalização implantada no material ajudará com informações relacionadas a impedimentos.

Então, além do VAR, as informações da bola também serão levadas em consideração no momento de decisão da arbitragem.

 

Copa do mundo
Sistema de geolocalização na bola | FIFA

 

Mobilidade urbana verde

Se você tem viagem marcada para o Catar para assistir a copa, saiba que terá a sua disposição um sistema de mobilidade totalmente gratuito, tecnológico e sustentável.

Os metrôs funcionarão sem maquinistas, serão elétricos e contarão também com uma tecnologia de frenagem regenerativa. Ou seja, no momento que os trens frearem, uma parte da energia será recuperada. Além disso, a iluminação dos vagões serão todas de LED.

No caso, se você for utilizar ônibus, saiba que eles também serão sustentáveis. Todos os coletivos serão elétricos e terão sistema de refrigeração personalizado de acordo com o clima no momento.

 

LEIA MAIS: Mobilidade urbana inteligente: o que é e seus objetivos?

 

Uma copa do mundo com um sistema de climatização sustentável

Assim como os outros países do Oriente Médio, o Catar também é um lugar onde as altas temperaturas são normais. Em virtude disso, pensando principalmente na experiência do torcedor, o país árabe contará com um sistema de climatização inteligente e sustentável nos estádios.

Basicamente, o resfriamento será feito por uma nuvem artificial que sairá de baixo dos assentos do estádio diminuindo a temperatura ambiente. Já no campo, onde ficará os atletas, grandes sistemas de ventilação jogarão essa “nuvem” fria nas partidas.

Além disso, os sistema de refrigeração serão alimentados por energia limpa, através de uma usina solar.

E aí? Você que está com passagem comprada para a Copa está preparado para vivenciar todas essas experiências? Conta pra gente nos comentários.

 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leia também