Estratégia de Marketing Digital em vídeo

Estratégia de Marketing Digital em vídeo para 2023

Estratégia de Marketing Digital em vídeo agora em 2023 é meu tema de hoje aqui com vocês, principalmente quando falamos em redes sociais, que elas dominam e muito, os celulares dos brasileiros.

Quando pensamos em vídeo, ficamos na dúvida sempre se devemos produzir conteúdos na vertical ou na horizontal e tenho a resposta disso, pensando na sua estratégia de marketing para 2023.

Sou aquela pessoa muito objetiva em minhas colocações e para começar já entregando o jogo, é para fazer conteúdo de todas as formas, pois o usuário é quem escolherá como consumi-los, porém, não podemos ter o dobro de trabalho para que isso seja feito.

Dito isso, a rede social que mais entrega praticidade, longevidade (digamos assim) e claro, uma plataforma super robusta: é o Youtube, então é por ela que você deve começar a fazer sua estratégia de marketing digital em vídeo. Fiz até um vídeo sobre isso, assista aqui!

Estratégia de Marketing Digital em vídeo

 

Os vídeos já dominam todos os lugares na internet, ainda curtimos um post ou outro estático, mas se você compara o engajamento de um post e de outro, verá que as plataformas entregam muito mais quando se trata de vídeo.

Isso acontece, porque é difícil uma foto prender o usuário, a pessoa segue para o próximo conteúdo muito rápido, ou no caso de algum post com dicas, acaba ficando poluído.

Digo isso, porque muitos anos atrás você já não podia fazer impulsionamentos no Facebook com uma imagem que continha mais de 20% de texto.

As coisas foram evoluindo e agora não tem mais volta: é hora de se render ao formato que é super consumido pelo mundo.

Então seu 2023 deverá ter vídeo como base e o Youtube como a rede social como principal.

Vamos à parte lógica: para fazer qualquer planejamento de conteúdos, o trabalho é muito parecido. É preciso pesquisar, analisar, desenvolver, postar etc.

Mas se você já começa do topo pensando em um vídeo na horizontal, você já tem todas os outros conteúdos embaixo desse guarda-chuva:

  • Roteiro do vídeo = pode ser transformado em um texto no blog, ajudando assim no SEO da empresa, conteúdo para ser compartilhado no Linkedin, Facebook e Newsletter;
  • Vídeo horizontal = esse conteúdo mega rico, deverá ser embedado no post do blog, lançado no Youtube, sem esquecer o SEO dele, compartilhado em todas as redes que permitem links;
  • Vídeo vertical = Esse será feito a partir do vídeo na horizontal. As partes mais conceituais, você pode colocar no Shorts e Reels; algumas partes mais engraçadas, no TikTok com alguma música em alta.

Gravando vídeos na empresa

Estratégia de Marketing Digital em vídeo requer criar uma mini produtora de vídeo na sua empresa, podendo ser um desafio. Mas alguns passos podem ser dados antes de ser algo muito complexo.

Cenário:

  • Busque algum lugar no seu escritório, que seja bem iluminado e grave durante o dia, que você não precisará se preocupar no começo com iluminação.
  • A sala de reunião pode ser muito interessante, pois já conta com elementos da empresa.

 

Não pode faltar:

  • O mínimo, é um microfone de lapela e claro, um celular que tenha uma ótima resolução. Você também pode fazer um investimento em câmeras usadas ou novas que filmem em HD e que tenham entrada para lapela.

 

Edição:

  • Busque em sites de freelas, pessoas que já editam e vejam se essa edição combina com o estilo do seu negócio.
  • Depois de editado, separe os segundos interessantes para transformar esse conteúdo em vídeo na vertical.

 

Divulgação:

  • SEO de Youtube é o básico, aprenda e faça! Se não, nada que falei aqui vai valer. Os vídeos por lá são sempre buscáveis, mas se não estiver otimizado, tudo será perdido.
  • Ads, sim! Mesmo que otimizado, os primeiros views, quando não se tem um público fixo, devem ter um impulso inicial com o Google Ads.

 

 

Vídeos Virais na Vertical

Pensando na agilidade da internet, tem uma coisa que não entra no planejamento diretamente, mas precisa ser observado de perto: os temas virais do momento que são legais para as empresas fazerem parte.

Quando citei os conteúdos aproveitados da horizontal, cortando algumas partes na vertical, eles não excluem a geração de memes por exemplo.

Vamos ao exemplo: O BBB é no começo do ano, não tem como você já fazer um vídeo horizontal e postar achando alguma coisa, pois é algo que acontece diariamente.

Assim, dentro do WorkStars, sempre separamos um dia quinzenalmente para gravar vídeos curtos na vertical, com assuntos do momento ou mesmo, com conteúdos que não tem justificativa de ser gravado por 7 minutos por exemplo.

Então, esse planejamento aqui, é aquela carta na manga que é preciso ser executado de imediato para atender a demanda “viral” do momento.

Outro caminho interessante, é gravar os bastidores, até 15 segundos e subir nas plataformas com áudios virais: eles acabam tendo muitos views, olha só:

Shorts: Estratégias com vídeos
Shorts: Estratégias com vídeos

 

Vamos em ordem explicando:

  • Quais redes sociais são confiáveis: corte de horizontal, crescimento orgânico;
  • Ferramenta que impulsiona o SEO: corte de horizontal, crescimento orgânico;
  • Henrique gravando para Ituran: Bastidor com áudio viral;
  • Como fazer enquete no Whatsapp?: vídeo criado do zero;
  • Google Web Stories: corte de horizontal, crescimento orgânico;
  • Bastidores de gravação Ituran: bastidor com áudio em alta.

 

Além disso, você deve estar se perguntando sobre o porque de não fazermos apenas vídeos com áudios virais, já que eles dão mais resultados em views, mas não em aumentar o engajamento do canal.

O motivo é que já testamos e não foi um bom resultado do ponto de vista de negócio. Então, faço isso 1-2x por semana para dar uma bombada no canal. Motivos de não fazer todos os dias:

  • O público nem sempre é o que buscamos para o WorkStars;
  • Vem gente do mundo todo, por conta da música, então essa pessoa não voltará mais;
  • Nossos vídeos horizontais estavam perdendo views e eles são nosso foco;
  • Se o vídeo tiver mais de 15 segundos, no Shorts, não podemos subir áudio viral, por isso, não tem como passar informações relevantes em tão pouco tempo.

 

Como WorkStars pode ajudar na Estratégia de Marketing Digital em vídeo da sua empresa

Ficamos muito felizes em poder ajudar sua empresa em diversos formatos de conteúdo em vídeo, vamos conhecê-los:

  • WorkStars – toda terça feira, tem um conteúdo novo, meu, falando sobre produção, vídeos e tudo desafiador que aprendemos dia a dia gerando nosso próprio conteúdo. É de graça e temos newsletter – inscreva-se!
  • Curso de SEO para Youtube: junto ao Mundo do CX, fiz, pessoalmente, um curso muito completo para que você possa fazer o growth do seu canal – Garanta seu curso agora!
  • Produtora de vídeos para empresas: produzimos conteúdos para outros canais, além dos nossos, como exemplo da Ituran e do Consumidor Moderno -> manda um oi@workstars.com.br para agendarmos uma reunião.
  • Mantenedor WorkStars: dentro de nossos canais, falaremos sobre sua empresa o ano inteiro! Manda um oi@workstars.com.br para agendarmos uma reunião.

 

É isso pessoal, espero que tenhamos ajudado você e sua empresa a pensarem na Estratégia de Marketing Digital em vídeo para 2023. Nos vemos terça que vem!

 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?

Então, siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

 

tags: formato de vídeo, tendências de marketing digital, principais tendências, vídeo marketing pode, público alvo, vídeo marketing é, tipo de conteúdo, transmissões ao vivo, produtos ou serviços, próximo ano.

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também