Filmes e séries são um meio poderoso de contar histórias e transmitir mensagens que podem inspirar o público de várias maneiras.
Além de entreter, essas obras também podem ensinar valiosas lições e dicas de marketing, mostrando estratégias e cases que podem ser eficazes para alcançar o sucesso.
Hoje trouxe para vocês 4 filmes e série que todo profissional da área deve assistir, vamos lá!
Filmes com dicas de marketing
O Cérebro Criativo
Em “The Creative Brain”, David Eagleman, um famoso neurocientista, canaliza o processo criativo de vários inovadores icônicos, como: artistas, músicos, escritores e outros criativos, bem como cientistas que estudam a criatividade.
Ele descreve as principais funções e categorias do cérebro criativo, e te levará de volta às aulas de ciências do ensino médio. Além de ampliar sua capacidade de entender a criatividade e como despertá-la em sua vida cotidiana, ele irá te ajudar a entender melhor como o cérebro humano funciona e como você pode explorar esse conhecimento.
Quer você acredite ou não, você pode se tornar mais criativo, e este filme de marketing pode ajudar. Afinal, a criatividade é a alma da comunicação e dos negócios. Sem ela, você produzirá mensagens de marketing genéricas e obsoletas que não ressoam com seu público principal, levando a leads sem brilho.
Art & Copy
O documentário lançado em 2009 explica como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade da década de 1960. Dirigido por Doug Pray, conta o trabalho e a sabedoria de alguns dos criativos publicitários mais influentes do nosso tempo.
Além disso, traz nomes que impactaram profundamente a nossa cultura mas ainda são praticamente desconhecidos fora de sua indústria. Entre eles: George Lois, Mary Wells, Dan Wieden, Lee Clow, Hal Riney e outros destacados.
Com isso, passamos a conhecer o processo criativo de campanhas que impactam até hoje, como “Just Do It” da Nike, “Think Different” da Apple, “I Love NY” e “Got Milk”.
Leia também: Marcas para seguir no Instagram
Séries com dicas de marketing
Emily in Paris
Emily in Paris estreou na Netflix em 2020 e conseguiu encantar os espectadores de todo o mundo, especialmente os profissionais de marketing digital.
A série fala sobre a rotina da norte americana Emily que começa a trabalhar em uma agência de publicidade francesa. Lá, eles esperam que ela leve a tão falada perspectiva americana para a mesa.
No processo, Emily acerta no marketing digital, uma campanha de cada vez. A partir do momento em que chega a Paris, ela começa a compartilhar trechos de sua vida como expatriada nas redes sociais e conquista muitos seguidores no Instagram.
Ela usa isso muito bem profissionalmente, onde consegue vincular as ações dos clientes ao seu público. A criatividade e a dedicação de Emily ao marketing é com certeza contagiante.
Mad Men: inventando a verdade
Ambientado na década de 1960, Mad Men é uma série que mostra os bastidores de uma agência de marketing e publicidade dos anos 60. Você pode conferir ela na HBO Max.
Desde a criação das campanhas publicitárias mais brilhantes até a eliminação da concorrência, “Mad Men” aborda os aspectos de marketing com excelência, mostrando que eles são praticamente atemporais.
O show constantemente martela os valores centrais do marketing, seja fazer os clientes felizes ou criar valor para os produtos que estão vendendo.
Se você é um profissional da área, essa é uma das séries de marketing que que você precisa assistir e estudar.
Além de mostrar a visão de um período em que tudo começou e teve um impacto real no mercado, também fornece algumas ideias sobre como capturar a imaginação do seu público e criar campanhas que gerem resultados.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups