Gestor de tráfego | Arte pode Moacir Alves

Gestor de tráfego: afinal o que ele faz?

Quem possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes sociais, já deve ter ouvido falar sobre gestão de tráfego. Se você ainda não ouviu sobre isso, e está perdido sobre o assunto, nós vamos te ajudar.

A gestão de tráfego é uma estratégia do marketing digital que busca o aumento do número de visitantes de um site ou redes sociais. E existe um profissional para essa área: o gestor de tráfego. 

A princípio, possuindo um método baseado em dados, o profissional dessa área é capaz de atrair um grande volume de pessoas para os canais de uma empresa, promovendo um crescimento considerável.

 

O que é e o que faz um(a) gestor(a) de tráfego? 

 

O que faz um Gestor de tráfego?  | Crédito: Carlos Muza
O que faz um Gestor de tráfego?  | Crédito: Carlos Muza

 

O(a) gestor(a) de tráfego é o(a) profissional encarregado de administrar todas as ferramentas e táticas voltadas para atrair pessoas para um site ou rede social.

Dessa forma, é responsável por organizar, analisar e liberar demandas e criar anúncios, estratégias de marketing, gerando vendas e resultados a um cliente, por intermédio de ferramentas específicas. Esse profissional é responsável pela primeira etapa do funil de vendas – a da atração.

Contudo, vai muito além de apenas atrair pessoas, esse profissional é responsável por atrair as pessoas certas. Ou seja, ele precisa também ter uma visão estratégica sobre empreendedorismo e marketing digital. 

Além disso, ele é o profissional responsável por colocar essa estratégia em prática através de compra de cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.).

 

Quais as funções do profissional de tráfego?

Há gestores de tráfego que cuidam também de campanhas de Inbound Marketing, ou até que desenvolvem copies para anúncios e outras finalidades. Mas vamos nos restringir a falar do que é normalmente aceito como demanda no mercado, e as principais são:

  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga
  • Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga
  • Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria
  • Criação de contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais
  • Análise do desempenhos das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing das contas – (em geral, isso deve ser feito com um gerente de contas ou um analista de marketing)
  • Criação de relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados das contas

 

Como se tornar um(a) gestor(a) de tráfego?

 

Como se tornar um gestor de tráfego? | Crédito: Adeolu Eletu
Como se tornar um gestor de tráfego? | Crédito: Adeolu Eletu

 

A demanda por gestores e gestoras de tráfego vem aumentando na medida que o mercado se mantém aquecido. Além da alta demanda de cursos voltados para essa área, você pode começar por esses cursos que possuem em sua grade as técnicas para Google Ads, Instagram ou Facebook Ads, bem como os específicos para cada ferramenta.

Além disso, existe a opção de buscar os cursos e certificações das próprias ferramentas, como o Google Skillshop do Google Ads, Analytics e Tag Manager, e o BluePrint do Facebook. 

Contudo, para além disso, é desejável que você goste de trabalhar com dados, pois um profissional da área lida diretamente com eles, e precisa descrevê-los bem para os possíveis clientes, pois trabalha justamente com os investimentos deles. Sendo assim, é de extrema importância saber analisar e basear suas decisões em dados, para conseguir obter sempre os melhores resultados.

Por fim, é essencial possuir conhecimentos gerais em Marketing Digital e Inbound Marketing, pois irá atuar na linha de frente destas estratégias. Além de possuir boa capacidade analítica e conhecimento sobre negócios. 

 

Fonte 1 | Fonte 2

 

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