Google Acadêmico

Google Acadêmico: tudo o que você precisa saber

Foi-se o tempo que para ter acesso à informações e documentos era preciso ir até uma biblioteca. Hoje em dia, as tecnologias nos proporcionam ferramentas como o Google Acadêmico, que podem-nos ajudar com essas questões.

Mas, afinal, do que se trata o Google Acadêmico? Resumidamente, é uma função de busca para artigos, livros, matérias cientificas e muitos outros tipos de conteúdos que podem ser usados para trabalhos universitários, pesquisas e outras produções que precisam de referencial teórico.

Então, se você chegou na fase do TCC na faculdade, saiba que essa ferramenta pode te ajudar bastante. Quer saber como ela vai te auxiliar? E como você poderá usá-la? Continue a leitura para saber mais sobre.

 

LEIA MAIS: Google Forms: o que é, para que serve e como funciona?

Google Acadêmico
O que é o Google Acadêmico? | Google

 

 

O que é e para que serve o Google Acadêmico?

Como dito anteriormente, a função acadêmica do Google te permite acessar artigos, teses e muitos documentos científicos que podem te ajudar em trabalhos universitários como o famoso trabalho de conclusão de curso (TCC); e, caso você seja um pesquisador, na sua pesquisa.

Aliás, a maioria dos conteúdos disponibilizados são gratuitos. Mas também há arquivos que necessitam ser pagos. Além disso, no momento da busca, você ainda pode acessar materiais relacionados com o tema principal de sua pesquisa.

 

Como acessar a esses materiais? Basta escrever no buscador do Google?

Basicamente, o jeito de pesquisar é o mesmo. Você vai colocar na barra de busca o seu tema ou algo que precise e, assim que a ferramenta carregar, ela te oferecerá milhares de materiais científicos e originais.

A propósito, preste atenção a seguir: você não vai fazer essa pesquisa na tradicional home do Google. A página que você precisará acessar para buscar essas informações é o “scholar.google.com.br“.

Vale ressaltar também que, ao digitar no buscador, você ainda pode escolher entre ver conteúdos só em português, ou filtrar para ver em todos os idiomas.

Enfim, é uma ferramenta completa e que te ajudará nos seus trabalhos acadêmicos e em suas pesquisas científicas.

 

 

Google Acadêmico
Pesquisa de artigos e outros materiais científicos | Google

 

 

Quais são os pontos positivos e negativo do Google Acadêmico? 

Muito além da pesquisa, é preciso falar dos pontos positivos e negativos da ferramenta. Mas quais são esses pontos e no que eles influenciam na produção do seu conteúdo científico. Quer saber? Então confira os tópicos abaixo:

 

LEIA MAIS: Google Web Stories: o que é, como criar e vantagens

 

Pontos positivos

Os pontos positivos do Google Acadêmico são:

  • Biblioteca de instituições universitárias

Se você for aluno de uma universidade, saiba que é possível fazer a integração da biblioteca da sua instituição para que elas apareçam no repositório de buscas.

Com isso, o Google Acadêmico te fornecerá nos resultados tanto materiais de diferentes autores, quanto de pesquisadores e estudantes de sua universidade.

 

  • Extensão do Google Chrome

Sabe quando você tá lendo algum documento e precisa pesquisar algo sobre uma palavra, ou até mesmo uma fonte? Então, com a extensão do Google Chrome é possível. Isso porque ao instala-lo em seu navegador, a opção “acadêmico” é adicionada e com isso fica mais fácil de pesquisar algum trecho ou informação contida no documento.

O uso é bem simples! Você vai grifar a palavra ou tema que deseja pesquisar, clicar com o botão direito em cima e ir na opção “acadêmico”. Pronto! Uma série de conteúdos relacionados ao que você selecionou.

 

Pontos negativos do Google Acadêmico

  • Nem tudo é grátis!

Apesar da ferramenta te oferecer uma quantidade limitada de materiais, saiba que nem tudo é gratuito. Existem muitos livros no banco de dados do Google Acadêmico e esses, muitas vezes, são  pagos para se ter acesso total ao conteúdo.

Mas, não pense que são somente os livros, viu? Existem revistas cientificas pagas, artigos que precisam de assinatura e muitos outros documentos que para você acessar é preciso tirar a mão do bolso.

 

  • Ranqueamento por citação

Por ter uma grande quantidade de materiais em sua base, o Google Acadêmico faz uma ranqueamento na hora da busca. E uma das formas do sistema ranquear é colocando em primeiro as obras mais citadas.

Mas o que isso ocasiona? Trabalhos que não possuem tantas citações acabam ficando por último nas buscas.

E você? Já usou o Google Acadêmico? No que usou? Conta para a gente nos comentários.

 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também