Inbound e Outbound marketing | Arte por Moacir Alves

Inbound e Outbound Marketing: entenda quais as diferenças

Buscando fazer com que o time comercial venda mais, o Inbound e o Outbound são duas formas diferentes de se trabalhar estratégias de marketing para conquistar clientes. Dessa forma, as duas técnicas podem trabalhar em conjunto para resultar em melhores resultados para sua empresa. Enquanto um tem por objetivo atrair potenciais clientes através de conteúdos personalizados e direcionados, o outro é mais tradicional e trabalha com a prospecção ativa. Confira o que é cada um e suas diferenças:

O que é Inbound Marketing?

 

Inbound e Outbound marketing | Arte por Moacir Alves
Inbound e Outbound marketing | Arte por Moacir Alves

Em uma tradução simples, o Inbound Marketing significa “marketing de atração” e também é conhecido por esse nome. Sendo uma metodologia que tem o objetivo de conquistar e fidelizar clientes, o Inbound propõe-se a chamar a atenção do potencial consumidor para que ele venha até você “por conta própria”. 

Dessa maneira, o cliente chega até você por meio dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Porém, para que isso aconteça, você precisa trabalhar alguns pontos específicos do seu funil de vendas, como:

  • o marketing de conteúdo;
  • geração de leads, 
  • otimização do seu site ou blog.

O que é Outbound Marketing?

 

Inbound e Outbound marketing | Arte por Moacir Alves
Inbound e Outbound marketing | Arte por Moacir Alves

Ao contrário do inbound, o outbound marketing é uma estratégia de vendas focada na prospecção ativa e abordagem de clientes. Também conhecido como Marketing de Interrupção, o outbound possui a ação de literalmente interromper a jornada ou a rotina do cliente.

Essa “interrupção” pode acontecer por meio de telemarketing ativo, anúncios em rádio e televisão ou publicidade em jornais e revistas, por exemplo. Já no universo digital, pode acontecer por banners em sites, propagandas no Youtube, anúncios em redes sociais, links patrocinados, entre outros.

As principais diferenças entre Inbound e Outbound 

O que sintetiza a diferença entre as estratégias inbound e outbound é a abordagem. O inbound usa de mecanismos para atrair potenciais usuários e dessa forma os acompanha até que virem clientes. Por outro lado, o método outbound identifica potenciais clientes e os abordam diretamente.

Sendo assim, a comunicação no inbound é indireta com o cliente tendo a iniciativa do contato por meio das redes sociais ou site, por exemplo. Já no outbound a comunicação é direta e parte do vendedor por meios como mensagem direta ou Cold mail. O retorno sobre o investimento também possui diferenças, sendo lento no método inbound e rápido no outbound.

Porém, não é preciso necessariamente escolher um dos métodos para seu negócio, pois um pode complementar o outro. Com estratégias bem planejadas, a combinação do inbound com o outbound, seu negócio poderá alcançar resultados impressionantes.

 

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Texto de Juliana Santana
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