As Martechs vem se popularizando - Imagem: Reprodução

Martechs: o que são, benefícios e como utilizar na sua empresa

As martechs são verdadeiras aliadas para otimizar e facilitar as rotinas do marketing digital. O termo martech vem da junção de “marketing” com “technology” e refere-se a empresas de marketing digital que incorporam recursos tecnológicos em suas estratégias, muitas vezes com o objetivo de automatizar processos.

Elas oferecem soluções tecnológicas, como softwares e ferramentas, que auxiliam desde a aquisição de leads até o relacionamento com o consumidor. No mercado atual, cada vez mais digital, não é surpresa que haja uma demanda crescente por soluções em marketing digital.

 

Mercado de martechs

Enquanto algumas marcas já nascem digitais, outras precisam se adaptar às estratégias online. É aí que as martechs entram em cena, oferecendo soluções para otimizar as ações de marketing e alcançar os objetivos desejados.

Os números falam por si só. De acordo com dados da Statista, em 2011 havia apenas 150 martechs em todo o mundo. Já em 2020, esse número chegou a impressionantes 8 mil. No Brasil, temos 620 delas, de acordo com o relatório Scape Report produzido pela Pipeline Capital.

No dia a dia, as martechs funcionam com base na tecnologia. Com isso, elas desenvolvem softwares, sistemas e plataformas para estabelecer práticas mais ágeis na elaboração de estratégias de marketing digital. 

 

As Martechs vem se popularizando - Imagem: Foto de Anastasia Shuraeva/Pexels
As Martechs vem se popularizando – Imagem: Foto de Anastasia Shuraeva/Pexels

 

Isso inclui facilitar a gestão de fluxos de conteúdo, coletar e analisar dados de diversas fontes, monitorar ações de marketing em andamento e automatizar tarefas operacionais do time de marketing.

Então, com o auxílio das martechs, as empresas podem aproveitar ao máximo as vantagens do mundo digital, tornando suas estratégias mais eficientes e alcançando melhores resultados. 

 

Diferença entre Martech e Adtech

É importante destacar a diferença entre martechs e adtechs. Enquanto as martechs estão focadas em soluções para o marketing de forma geral, as adtechs vem do advertising e technology e são voltadas exclusivamente para o mercado publicitário. 

 

Vantagens da solução martech

Com as martechs, os processos de trabalho se tornam muito mais fáceis e eficientes. Com isso, você pode economizar tempo e agilizar as tarefas usando ferramentas automatizadas que cuidam das atividades repetitivas e demoradas, como a extração de dados e a localização de clientes ativos.

E não para por aí! Além disso, a utilização de insights e dados oferecidos pelas martechs permite uma compreensão mais profunda do seu público-alvo. Você pode otimizar suas campanhas, entregar conteúdo direcionado e oferecer experiências personalizadas ao cliente. Isso faz com que seu público se sinta realmente compreendido e valorizado.

E não podemos esquecer do acesso aos dados, afinal, com as martechs, você terá informações precisas sobre o desempenho das suas ações e campanhas. 

Isso é interessante para tomar decisões mais assertivas e direcionar seus recursos de forma eficiente. Você poderá medir o alcance das suas iniciativas, entender o comportamento do seu público e traçar estratégias ainda mais eficazes.

 

Conheça 3 grandes martechs 

  1. Dino

A Dino, martech brasileira, é especializada em notícias corporativas e oferece um serviço para empresas que desejam publicar seus materiais em veículos de alta credibilidade, como O Globo, Agência Estado e Valor Econômico.

Essa parceria é especialmente interessante para assessorias de imprensa, agências de comunicação e profissionais de marketing. Com isso, as empresas podem reforçar sua autoridade no mercado e melhorar suas métricas de SEO, por exemplo.

 

  1. MailChimp 

Essa é uma ferramenta essencial para quem trabalha com e-mail marketing. De acordo com uma pesquisa do Marketing Sherpa, mais de 70% dos consumidores preferem se comunicar com as empresas por e-mail. 

O MailChimp atua nessa demanda, oferecendo recursos como configuração de layout dos e-mails, segmentação da lista de contatos, automação dos disparos e acesso a métricas relevantes. Com essa martech, você pode criar campanhas de e-mail personalizadas, alcançando seu público de maneira efetiva.

 

  1. Hi Platform

A Hi Platform é uma solução brasileira para empresas que desejam melhorar seu atendimento, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday. Eles oferecem três soluções para tornar o atendimento mais simples. 

A primeira solução é o Hi Omni, um pacote de integração que permite que as empresas gerenciem o atendimento por meio chat, e-mail, redes sociais e WhatsApp. 

Outra solução oferecida é o Hi Bot, um chatbot que pode ser adaptado de acordo com o volume de atendimentos da empresa. Você pode ter um assistente virtual que responde automaticamente às perguntas mais comuns e ajuda a agilizar o atendimento, mesmo em momentos de pico.

A Hi Platform também oferece o Hi Services. Essa solução inclui serviços como implantação, onboarding, consultoria, integração e além disso, a produção de conteúdo para o chatbot. 

Essas são apenas algumas das muitas martechs disponíveis no mercado. Cada uma delas oferece recursos específicos para ajudar a impulsionar suas estratégias de marketing digital. Portanto, vale a pena explorar e encontrar aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e objetivos.

 

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