Quais as formas de monetização do Youtube?

Quais as formas de monetização do Youtube?

Embora seja uma plataforma de acesso gratuito, é possível que os criadores de vídeos relevantes sejam recompensados por suas criações. Hoje existem algumas formas de monetização do Youtube, e trouxe elas nesse artigo.

Para receber pagamentos é necessário que o proprietário do canal atenda a alguns critérios. Em primeiro lugar, é preciso alcançar 4 mil horas de exibição pública válida nos últimos 12 meses e ter pelo menos mil inscritos.

Além disso, é necessário estar em um país que permita a monetização, como o Brasil, e possuir uma conta do Google AdSense. A partir daí, o produtor de conteúdo pode se inscrever gratuitamente no YouTube Partner Program e buscar diferentes maneiras de monetizar seu trabalho.

 

Leia também: Google Ads para Youtube – Impulsione seu canal

 

Pagamentos do YouTube

Não existe um valor único e pré-determinado que o YouTube paga para youtubers. O valor dos ganhos está ligado a uma série de fatores como, por exemplo, se o pagamento será por visualizações ou por anúncios.

Além disso, existem outros meios de obter lucro na plataforma, o que afeta também a quantia a ser recebida.

Existe uma regra para vídeos longos em que, a cada mil visualizações, o proprietário do canal recebe um valor que corresponde a US$ 0,60 e US$ 5,00 pagos em dólar. Porém, os valores podem variar conforme as políticas estabelecidas.

No caso dos Shorts (vídeos curtos e na vertical), existem algumas regras diferentes para participar do programa de monetização. Os critérios serão descritos ao longo do texto.

Como funciona?

O pagamento do YouTube é feito pelo Google AdSense e é preciso acumular pelo menos US$ 100 dólares. O criador deve alcançar um número mínimo de seguidores e exibição dos vídeos.

 

Quais as formas de monetização do Youtube?

Há diversas formas de monetizar no YouTube, mas não se esqueça da relevância e do vínculo de credibilidade. Confira quais são os meios mais utilizados!

Quais as formas de monetização do Youtube?
Formas de monetização do Youtube

 

Receita de publicidade

Essa é uma das formas de monetização do YouTube mais populares e rentáveis, você recebe dinheiro pelos anúncios gráficos exibidos na página do canal que sobressaem ao vídeo, antes ou durante o tempo de exibição.

Requisitos para receber o dinheiro:

  • ter ao menos 18 anos ou um responsável legal para gerenciar seus pagamentos por meio do Google AdSense;
  • criar vídeos que atendam às diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

 

É importante destacar que você precisa habilitar os anúncios para que eles possam ser exibidos em seus vídeos. Isto pode ser feito para um conteúdo específico ou para todos os vídeos disponíveis em seu canal.

Além disso, é recomendável aprender mais sobre como o Google AdSense funciona para evitar problemas e imprevistos ao usar esta ferramenta.

O YouTube realiza uma verificação dos vídeos para garantir que eles estejam de acordo com as diretrizes da plataforma antes de vincular anúncios. Por esse motivo, é fundamental conhecer as políticas específicas para aumentar as chances de aprovação da solicitação.

 

Recompensas do YouTube Shorts

A partir de fevereiro de 2023, os parceiros do Youtube vão poder ganhar dinheiro com os Shorts. Este novo modelo de partilha de receita vai substituir o fundo do YouTube Shorts. Iniciativa lançada em 2019 que tinha com objetivo distribuir US$ 100 milhões para os criadores.

De acordo com o Youtube, as visualizações de vídeos curtos publicados a partir de 1 de fevereiro também serão contabilizadas para a partilha de receita de anúncios do Shorts.

Critérios para receber a monetização:

  • ter mil inscritos no canal;
  • 10 milhões de visualizações válidas no Shorts nos últimos 90 dias.

 

*Criadores também podem se qualificar tendo em seu canal os mesmos mil inscritos, e + 4 mil horas de visualizações válidas em vídeos mais longos nos ultimo 12 meses.

A plataforma ressalta que as visualizações dos conteúdos na vertical acumuladas antes de aceitar o “Módulo de Rentabilização do Shorts” não são elegíveis para a monetização de anúncios.

 

Venda produtos do canal

Se o seu canal tem produtos que deseja oferecer aos inscritos, esse é uma tipo de monetização interessante. Isso porque, como parceiro do YouTube, é possível fazer links para a página onde os produtos estão divulgados. Para usar o recurso, você deve ter:

  • a monetização aprovada no canal;
  • pelo menos 18 anos;
  • mais de 10 mil inscritos (exceto em casos de “canal oficial do artista” para músicas).

 

Além disso, o canal não deve ser definido como “conteúdo para crianças” e não deve ter uma grande quantidade de vídeos destinados a esse público.

A boa notícia é que é possível personalizar a estante, reorganizando a ordem de exibição e explorando diversas estratégias, tais como a fixação de um item em transmissões ao vivo ou usando a guia “Loja” no próprio canal.

 

Supers

No YouTube, é possível fazer transmissões ao vivo, ou seja, bate-papos interativos. Dentro dessas lives, muitos inscritos pagam para ter suas mensagens divulgadas como destaque, nos chamados Super chat e super stickers.

O tempo de exposição de cada pagante depende do valor investido, sendo que há procedimentos, normas e moderação para permitir a veiculação.

Confira os critérios para usar os Supers:

  • ter pelo menos 18 anos;
  • ser residente em um país/região onde o Super Chat está disponível.

 

É importante destacar que as ferramentas não ficam disponíveis para vídeos privados, não listados ou com restrições de idade no seu canal.

 

Assinaturas

Quando os inscritos assinam um canal e pagam por uma espécie de mensalidade, o intuito é receber em troca de benefícios exclusivos do criador de conteúdo. É possível criar emojis, selos e outros benefícios exclusivos.

Para solicitar a participação, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • ter pelo menos 18 anos;
  • contar com mais de mil inscritos;
  • não ser marcado como “conteúdo para crianças”.

 

Você pode oferecer planos de assinatura distintos, levando em conta as diferentes vantagens que serão concedidas aos seus assinantes. No entanto, é fundamental avaliar a concorrência e as necessidades do seu público-alvo antes de criar benefícios atrativos.

 

Receita do YouTube Premium

Quando um inscrito do seu canal e do YouTube Premium assisti ao seu vídeo você receberá uma parte da assinatura. Isso significa que quanto mais relevante o conteúdo, maiores as chances de audiência de um público assinante, o que aumenta suas oportunidades de receita.

Vale destacar que essa assinatura é paga pelo usuário ao YouTube, que distribuirá uma parte dos ganhos.

Nesse caso, o lucro que cada canal receberá será determinado com base na quantidade de conteúdo assistido pelos assinantes Premium. Por isso, é crucial investir em fazer vídeos atrativos para incentivar o consumo dos conteúdos pelos assinantes.

 

Ficou com alguma dúvida sobre as formas de monetização do Youtube? Deixe aqui nos comentários!

Confira também os conteúdos com dicas sobre o Youtube.

 

Fonte 1 2

 

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