Uma das principais características do marketing digital é saber o que e quando postar um conteúdo nas redes sociais. Esses métodos são utilizados tanto para as lojas online, quanto por influenciadores digitais, que são a própria marca do seu negócio. Por esse motivo, vamos apresentar quais são os melhores horários para postar no Instagram.
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Quais são os melhores horários para postar no Instagram?
Em primeiro lugar, é sempre importante ter em mente quais são os principais horários em que você mesmo acessa essas plataformas. Por exemplo: é muito mais provável ter tempo para olhar o celular após o período de expediente do que em um horário de almoço ou na madrugada.
Um estudo realizado pela Sprout Social em 2020, apresenta, de forma detalhada, quais são os melhores horários para postar no Instagram. De acordo com os dados globais, os principais são às quartas-feiras às 11h da manhã e sexta-feira das 10h às 11h da manhã.
Além disso, a pesquisa também afirma que o pior dia para realizar qualquer publicação são os domingos. No entanto, mesmo que haja uma média de horários que dão mais engajamento, existe uma variável em relação à pauta abordada no Instagram e ao público-alvo.
Nichos diferentes, horas diferentes!
Se você tem uma pagina no Instagram, saiba que, dependendo de qual for o seu nicho, o horário é diferente, viu? Por isso, confira abaixo alguns segmentos que possuem horários distintos dos demais. Veja:
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Horários para postar no Instagram no segmento de mídias
Para mídias que são voltadas à bens de consumo, os melhores dias são às terças, quartas e sextas-feiras. Porém, o melhor deles ainda são às quartas-feiras no horário das 15h. Alías, quer saber um fato curioso? Os finais de semana possuem um engajamento muito menor.
Educação
Se você tem um perfil voltado à área da educação é aconselhável que suas postagens sejam feitas às sextas-feiras 10h, sábados à noite e às quartas-feiras ao meio e dia. Isso porque, usuários que consomem esse segmento estarão mais presentes nas redes sociais nesse período.
ONG’s e setor Tech
Os melhores horários para postar no Instagram das organizações sem fins lucrativos são no período da tarde no início da semana. Terças-feiras das 13h às 15h e quartas-feiras às 14h são excelentes opções!
Quando o tema é voltado a tecnologia, quartas-feiras às 6h e às 9h da manhã, e sextas-feiras das 7h às 10h, são momentos perfeitos para fazer publicações e obter engajamento.
Saúde e finanças
Para a área da saúde o melhor dia são às terças-feiras, 8h. Além disso, esse segmento costuma ter menos engajamento ao decorrer da semana. Portanto, é preciso ter um bom planejamento para criar posts interessantes e estratégicos, de forma que possam chamar a atenção de maneira mais significativa ainda.
Outra pauta que costuma gerar dúvidas entre os produtores de conteúdo é a área de finanças. Para a pauta, o melhor dia e hora são às sextas-feiras, 11h. Já como melhor dia, são consideradas às quartas-feiras.
Afinal, os horários para postar no Instagram importam?
Para isso, a resposta é sim! Os horários para postar no Instagram importam. Pois, dessa forma, os conteúdos produzidos pelo criador da conta terão mais chances de serem vistos e terem engajamento.
Quando um usuário está ativo, as publicações que estarão à frente são as de acordo com o algoritmo dele, ou seja, com aquilo que ele mais costuma ver, pesquisar ou compartilhar. Ou quando um post acaba de ser publicado.
Portanto, além de um bom texto, templates e uma grande quantidade de conteúdos, é sempre importante estar atento ao dia e horário para realizar as publicações. Afinal, quem não quer que os conteúdos cheguem até os seguidores, não é mesmo?
Mas isso não significa que é preciso estar “preso” aos horários apresentados pela pesquisa. Testes são sempre bem-vindos, afinal cada público pode reagir de uma maneira diferente.
Ok, e como é possível saber qual a atividade destas pessoas nas redes sociais? É bem simples! Basta ir até a ferramenta “Insights”, em seguida acessar a opção “Informações” e depois “Público”.
Ali é possível observar as métricas calculadas em seu perfil ao decorrer dos dias em cinco seções: Crescimento, Principais localizações, Faixa etária, Gênero e Seguidores. Com essas informações, é possível analisar o público-alvo e saber quais são os melhores horários para postar no Instagram.
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