Qual o futuro do conteúdo? - Estratégias WorkStars / Arte por Júlia Pantaleão

Qual o futuro do conteúdo? – Estratégias WorkStars

Qual o futuro do conteúdo? É uma pergunta que sempre faço para as pessoas e para mim mesma. Pois já passei por diversas fases de geração de conteúdo.

Digo porque são mais de 10 anos que faço isso e vejo uma linha bem interessante nesses anos todos que resolvi abordar aqui com vocês.

Primeiro, quando comecei meu blog, lá em 2012, sim o WorkStars é a continuação do StartupsStars, o criei para compartilhar sobre B2B no mundo da tecnologia, startups na época era isso.

Depois, comecei o MeninaExecutiva, um canal no Youtube e perfil no Instagram que mostrava minha rotina, isso foi em 2015.

Era cada vídeo horrível que tenho vergonha até hoje, mas não tiro do ar, para encorajar a outras pessoas a gerarem conteúdo e aprenderem na jornada.

Bom, criei o canal pois as pessoas me perguntavam em palestras: “Mas você grava vídeos?”

Com isso, depois de ouvir essa pergunta o tempo todo, resolvi pegar meu celular, um tripé e um cenário ruim e comecei a gravar, editando na mão mesmo, sozinha, sem muito recursos ou produção.

 

Qual o futuro do conteúdo? – o surgimento do WorkStars

Depois de mais de 300 vídeos gravados, 2 edições do Menina Executiva Show, muitas palestras pelo Brasil com o nome Talita Lombardi, comecei a perceber que não existe escala.

Quem produz conteúdo sozinho, ou mesmo, focando apenas no nome de uma pessoa: isso acabou.

 

O futuro do conteúdo ou o presente recente é sobre pessoas, não apenas uma pessoa. 

Posso falar isso com muita certeza, pois tive uma empresa de influenciadores digitais por 3 anos e não via resultado imediato das marcas, mas sim:

A continuidade desse conteúdo com alguns “porta-vozes”, faz toda diferença – embaixadores da marca.

Assim, tendo já esse olhar do mercado, decidi trazer sócios para a empresa e claro, novas carinhas para criarem os conteúdos junto comigo.

Primeiro foi o maridão Henrique Carpigiani, depois nosso editor e hoje, Diretor Criativo Klaus Aires e na época, a estagiária que é Head de Conteúdo Karen Correia.

 

 

Qual o futuro do conteúdo? - Estratégias WorkStars
Qual o futuro do conteúdo? – Estratégias WorkStars

 

Na foto, as caricaturas da Karen, minha, Henrique e do Klaus.

Fui percebendo, no processo, que era isso a resposta da pergunta: “Qual o futuro do conteúdo?”, uma reunião de habilidades e vozes de pessoas diferentes que fazem a diferença no dia a dia, não só na teoria.

Fiz um brainstorming com meus sócios e chegamos ao nome WorkStars!

 

Qual o futuro do conteúdo? O que fazer com o seu?

Futuro do conteúdo: Bom, a humanização do conteúdo é um dos tópicos mais importantes da atualidade e com certeza, será no futuro e claro, o Metaverso vindo.

O Metaverso não propõe que sejamos máquinas, mas que as nossas experiências com as outras pessoas, mesmo que me muito longe, sejam mais realistas do que uma call.

Sabia que no Meta Quest 2, quando você faz uma reunião no Horizon Worlds você consegue cochichar com a pessoa ao lado?

Você pode perceber reações, fazer apresentações, mas novamente, para chegar a se conectar mais uns com os outros que estão longe e claro, tornar o trabalho híbrido mais dinâmico.

Então, se você está começando agora, tente se juntar com pessoas que gostem de coisas similares mas que abordem de formas diferentes, precisa ser complementar para termos um conteúdo com diferentes ponto de vista.

 

Aposte em criar um conteúdo em uma plataforma sua!

A “sua” rede social, não é sua! Vamos voltar a trazer conteúdo rico dentro de portais, blogs e com formatos diversos, como o Web Stories, que o Google quer voltar a ser uma rede social dentro do buscador, como o Youtube.

Explorar bastante o que os algoritmos sugerem, como vídeos na vertical, mas não esquecendo que os horizontais são muito assistidos por pessoas que possuem SmartTV, elas não irão assistir em vertical por lá: mix é a palavra.

E claro, não esquecendo de criar sua rede de comunicação com seu público, seja por grupos no Discord, Telegram, newsletter, grupo do Whatsapp etc.

 

Futuro do conteúdo: Aposte no Youtube e Google Search

Se você for uma pequena empresa, aposte sempre no Youtube e não deixe de fazer seu site. O Metaverso ainda está um pouco distante, mas não deixem de acompanhar o que tem disponível para você  fazer parte.

Trabalhe o básico, que é SEO de Youtube e Shorts! Ambos dão oportunidade que seu conteúdo seja encontrado tanto pela rede social quanto pelo Google Search, vários vídeos nossos.

Bom e para finalizar, trouxe aqui um vídeo gravado pelo nosso time no Digitalks Expo 2022, onde perguntamos a alguns especialistas sobre o Futuro do Conteúdo, confiram:

 

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