5 dicas infalíveis para vender mais com o Instagram

Hoje em dia, o Instagram é uma das redes sociais com maior destaque e número de usuários. A plataforma foi criada com foco em fotos, de modo que o público possa compartilhar os melhores momentos em imagens. Mas além de pessoas postando fotos de viagens, amigos e momentos do dia-a-dia, o Instagram conta com a presença de muitas marcas e empresas. E, por isso, cada vez mais empresas buscam saber como vender mais com o Instagram.

Na verdade, esse é um padrão observado em praticamente todas as redes sociais. É como que as marcas estejam onde o público está. Dessa forma sua empresa pode se aproximar do cliente e criar um relacionamento com esses possíveis compradores.

O Instagram é tão importante que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. E esse número só cresce ao redor do mundo. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, o Brasil é o segundo país com maior número de usuários ativos. Além disso,

  • 73% dos usuários passaram a usar mais o Instagram na pandemia;
  • 80% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas;
  • 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;
  • 86% seguem empresas no Instagram.

 

E o que isso nos diz? Esses dados provam que ter sua empresa ativa no Instagram pode ser de grande ajuda na hora de oficializar um negócio. Mas como podemos fazer isso? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na estratégia dessa rede social.

 

O Instagram é um forte aliado nas vendas | Fonte: Dribbble

 

Conta comercial no Instagram

Antes de mais nada, comece criando uma conta comercial.

Ao criar uma conta comercial, você tem acesso a vários dados como como impressões, alcance e engajamento das suas publicações. Bem como análises que mostram quem são seus seguidores (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam).

E pra quê isso serve? Para entender quem é seu público!

Se seus seguidores são mais jovens, você pode adaptar a comunicação e adicionar memes.

Se são de determinada região, pode até mesmo criar conteúdos com o clima. São infinitas possibilidades para conversar com seu público alvo utilizando essas análises.

E não esqueça a autenticação de dois fatores no Instagram, pois ela é importante para garantir uma proteção maior ao seu perfil na rede social.

 

LEIA MAIS: Como ativar a autenticação em duas etapas do Instagram

 

Seja útil

O segundo passo pode parecer óbvio, mas não é. Você precisa ter um conteúdo interessante e que atraia seguidores. Mas além disso, você precisa ser útil. Seu perfil precisa mostrar para o público que é importante e que merece ser seguido. Mas como você pode fazer isso?

Antes de tudo, traga todas as informações na sua bio, imagem de perfil e etc. Se preferir, você pode utilizar um linktree (traduzido como uma “árvore de links”). Resumidamente o linktree serve para deixar todos os links importantes em um único local. Ou seja, ao adicionar um mecanismo como esse na sua bio, você pode rapidamente mostrar links como “promoções”, “fale conosco” e qualquer outro link que você julgue importante.

 

Fonte: Tecnoblog

 

Conteúdo

Produza conteúdo de qualidade. Mais uma dica que pode parecer simples, mas não é.

O Instagram é uma rede social focada em imagens, portanto invista em fotos de alta qualidade. Isso significa que imagens de baixa resolução ou com aspecto amador podem passar a imagem errada sobre seus produtos ou serviços. Invista em um feed realmente bonito. Isso vai ajudar a atrair mais seguidores e, consequentemente, mais clientes.

Além disso, é importante manter certa frequência de postagens. Cada perfil vai entender sua própria necessidade de frequência. Aqui não existe fórmula mágica ou regra. Aprenda fazendo testes e monitore os resultados.

Lembre-se de trazer conteúdos de qualidade no feed, stories e IGTV! Dessa forma você pode atingir diferentes públicos dentro da mesma rede social. Dados mostram que 58% das pessoas preferem ver Stories do que o feed.

 

LEIA MAIS: Como integrar mensagens do Instagram e do Facebook Messenger?

 

Produto e serviços

Ainda falando sobre conteúdos, você precisa mostrar seus produtos e serviços. No entanto, faça isso de forma inteligente. Isso significa que não é só postar a foto de um produto e esperar que seus clientes se interessem automaticamente.

Pesquise formas de atrair seu cliente e engajar seu conteúdo. Seu produto precisa ser mostrado, claro! Mas cuidado para não criar um feed que pareça uma página de classificados à venda. Você pode optar por trazer curiosidades, modo de uso, antes e depois, dicas e muito mais.

Além disso, sua marca também pode oferecer um lifestyle. Por exemplo, uma marca de óculos escuros pode falar sobre lazer, esportes e outras atividades ao ar livre. Uma marca de roupa pode dar dicas de bem estar e conforto no dia a dia. Uma marca de artigos para pets pode falar sobre dicas de cuidados, lugares que aceitam animais e muito mais.

Dessa forma seu conteúdo se mostra relevante ao público. Você pode mostrar que sua marca se preocupa com o cliente e que aquele produto compartilha desse estilo de vida.

 

Parcerias e promoções

Mas como o cliente chega até você? A maneira tradicional envolve anúncios para públicos pré definidos ou pesquisa orgânica, no qual os clientes chegam até você em busca de resolver uma dor. No entanto, você pode atingir as pessoas de outras formas!

Uma opção muito comum são as promoções. Invista em opções que beneficiem os clientes de alguma forma. Isso fará com que o boca-a-boca aconteça rapidamente. Outra opção é investir em influenciadores, visto que essa é uma tendência fortíssima das redes sociais como o Instagram.

 

Fonte 1 | 2

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também