Estágio

5 dicas para conseguir um estágio | Dia do Trabalhador

No Dia do Trabalhador vamos falar sobre os profissionais que estão no começo da carreira, os estagiários.

É no estágio que o estudante coloca em prática o que foi ensinado pelos professores nas aulas, e com ele é possível definir para qual área da sua profissão você quer trabalhar quando se formar.

Neste artigo, vou deixar 5 dicas que deram certo comigo, com um bônus, de como conseguir um estágio e ingressar no mercado de trabalho. Confira!

Estruture bem seu currículo

O currículo é o primeiro passo para procurar um estágio e o mais importante, já que ele vai ser a sua primeira apresentação ao recrutador. Então estruture bem as informações e não se esqueça desses tópicos:

  • Dados pessoais (nome completo, idade, telefone e e-mail);
  • Objetivo para o seu estágio (de forma objetiva diga em qual área se sente mais confortável para trabalhar, a depender da vaga);
  • Formação acadêmica (seu curso, a faculdade, semestre);
  • Experiências (trabalhos anteriores, não se esqueça de especificar sua funções e das competências adquiridas);
  • Cursos e atividades extracurriculares.

*Dica bônus: Não faz mal se não tiver experiências anteriores, essa é a maior insegurança entre os estudantes. No lugar você pode colocar informações sobre projetos desenvolvidos na universidade, atividades voluntárias e intercâmbios.

Onde encontrar as vagas de estágio?

É importante começar a procurar o estágio desde o início da faculdade, ele será um complemento ao que você aprende nas aulas, mas eu sei que não são todos os cursos que permitem começar o estágio cedo. Se o seu curso te permitir começar logo no primeiro ano, não perca tempo comece a procurar a sua oportunidade!!

Mas aonde encontrar as vagas? Hoje além dos tradicionais sites de vagas, existe nas redes sociais diversos grupos de empregos por áreas, e perfis focados em divulgação de vagas no Instagram, Facebook e no Linkedin.

Além disso os grupos são uma ótima forma de conseguir uma nova rede de networking 😉

*Se informe com a faculdade sobre oportunidades de estágio, algumas instituições oferecem a possibilidade de estagiar internamente, existe também as parcerias com empresas como a Nube e o CIEE, que tem programas diferenciados para estudantes.

Leia mais: 5 DICAS PARA SE DAR BEM NO LINKEDIN

Atente-se as especificações de cada vaga

Estejam sempre antenados com a descrição das vagas, os recrutadores recebem centenas de currículos por dia e vão dar maior atenção aos que se enquadrem melhor ao que vaga pede. Então foque sua atenção as oportunidades que estejam de acordo com seu perfil, conhecimento e formação.

Postura profissional e responsabilidade

Ao começar a procurar seu primeiro estágio, tenha sempre em mente que sua postura deve ser de profissional. Isso está relacionado com reponsabilidade e confiança, o mercado enxergará com melhores olhos aqueles que entendem que são estudantes, mas que já sabem agir como profissionais.

Então seja pontual em entrevistas e outras etapas do processo seletivo, esteja atento a forma de se vestir e de tratar as pessoas, demonstre organização e proatividade, entre outros fatores.

Cursos extracurriculares

Atividades e cursos extracurriculares são muito importantes para sua formação acadêmica, mas também podem ser importantes para o seu currículo. Procure aqueles que se encaixam com sua área de formação e aproveite para aprender muito.

Hoje na internet existem diversas possibilidades com valores acessíveis e até gratuitos, eles que vão te ensinar funções importantes para o mercado de trabalho como línguas, pacote office, comunicação, ambientação digital, entre outras.

Fonte 1

Beijos,

Karen Amanda Correia – Estágiária do WorkStars

Instagram: @kah_amandaa

Siga o WorkStars no Instagram!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também