Embora a prática da cocriação esteja sendo cada vez mais utilizada em diversos setores e empresas ao redor do mundo, o termo ainda é bastante recente. A princípio, cocriar é um conceito que possibilita a entrada de diferentes perspectivas no desenvolvimento de produtos e serviços. Vamos entender melhor?
O que é cocriar?
A cocriação está conectada à prática feita por empresas que buscam inovar por meio do engajamento e participação de terceiros nos processos de desenvolvimento. A princípio, isso é feito por meio da aproximação de clientes. Além de fornecedores e até mesmo empresas, similares ou não, que trabalham e cooperam em prol de um objetivo comum.
Contudo, vale destacar que cocriação não é sinônimo de colaboração, pois na cocriação a intenção é criar algo que não é conhecido previamente. Sendo assim, a cocriação tem a ver mais especificamente com a relação entre organizações e um grupo definido de stakeholders (público alvo) dentro de seu ecossistema como, por exemplo, seus próprios consumidores.
O termo surgiu no início dos anos 2000 como desdobramento do termo co-produção, difundido no final da década de 70. Atribui-se ao artigo “Co-Opting Customer Competence”, dos autores Krishnarao Prahalad e a Venkat Ramaswamy na Harward Busines Review, como o grande responsável por difundir o termo quando publicado no ano de 2004.
Atualmente, a competitividade do mercado aliada à busca incessante por inovar está transformando o modo de pensar e agir das empresas. Isso faz da cocriação uma forma de encontrar novas soluções por meio da inteligência coletiva.
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Como ela funciona?
De acordo com os especialistas em inovação, os princípios básicos da cocriação se dão a partir do conjunto de diversos fatores que envolvem:
- Empatia, como ponto principal
- Encorajamento da produção de ideias
- Junção de pessoas com experiências diferentes
A Empresa holandesa, Fronteer Strategy, especializada em cocriação, determina os cinco princípios orientadores da cocriação. Sendo eles: o estímulo à participação, a seleção das melhores ideias, a conexão de mentes criativas, o compartilhamento de resultados e o constante desenvolvimento.
Além disso, cocriar está inserido em diferentes ferramentas. Pode ser utilizada nos mais diferentes âmbitos, sempre quando existe a necessidade de se criar algo novo e encontrar novas soluções. Porém, o grande desafio está no fato das empresas conseguirem coordenar a colaboração. Dessa forma, sabendo aproveitar as opiniões de todos os envolvidos e partir para soluções sobretudo mais eficazes.
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