O portfólio é seu melhor amigo na hora de procurar um emprego ou oferecer um novo projeto. Porém se você chegou no mercado de trabalho há pouco tempo, é possível que você não veja tanta importância em criar um portfólio. Esse post vai te fazer mudar de ideia!
Antes de mais nada, vale entender o que é um portfólio. O portfólio é um termo utilizado para um compilado de trabalhos que você já fez. Ou seja, ele trará o histórico de experiências e vai mostrar suas habilidades e competências.
Mas se você acabou de chegar no mercado de trabalho, por que fazer um portfólio? Aqui vão alguns motivos para você começar seu “portifa” agora mesmo!
LEIA MAIS: Como destacar seu currículo em 7 passos
Dicas para criar um portfólio sem experiência
Se apresente
Um dos principais pontos do portfólio é que você pode trazer sua criatividade sem pagar nada. Você pode se apresentar de uma forma inovadora. Não precisa se limitar a falar apenas do seu perfil profissional. Fale sobre seu hobby, interesses e personalidade. Invista em um design atrativo!
Projetos pessoais
Você tem algum projeto pessoal? Fez parte de algum voluntariado? No seu portfólio você tem total liberdade de contar tudo isso! Coloque imagens, descreva sua experiência, mostre como esse projeto pessoal mudou sua vida.
Pode parecer apenas enrolação, mas não é. Muitos recrutadores vão gostar de saber que você se engaja com outras atividades. Muitas vezes esses projetos podem estar relacionados a um possível cliente, por exemplo.
Trabalhos de cursos ou faculdade
Você com certeza fez alguns trabalhos na época de estudo. Adicione trabalhos feitos em cursos e faculdade podem entrar no seu portfólio.
Além disso, você também pode criar algum trabalho simplesmente para colocar no portfólio. faça uma pesquisa, uma redação, um desenho… Seja qual for sua área, você pode começar simplesmente mostrando seu talento.
Seu perfil terá muito mais insumo para ser analisado por recrutadores. Portanto você com certeza sairá na frente de outros candidatos.
LEIA MAIS: 6 funções escondidas do LinkedIn
Onde criar seu portfólio do zero?
Há diversas plataformas onde é possível mostrar seu trabalho, mesmo que você precise criar um portfólio sem ter experiência no mercado de trabalho.
Então, confira agora algumas dessas ferramentas que você pode usar a seu favor:
Medium
O Medium é uma plataforma que permite a publicação de textos. Além disso, ele permite embedar conteúdos como vídeos, podcasts, imagens ou mesmo gráficos. Por isso, é uma excelente plataforma para jornalistas, copywriters e redatores criarem seu portfólio.
Behance
Já o Behance é bastante utilizado por designers pelo fato desta plataforma ter um forte apelo visual. Para usá-lo, é preciso criar um perfil e fazer posts, cujas capas ficam em evidência.
No entanto, além de conteúdos como imagens, vídeos e gifs, também é possível incluir textos em cada post, como uma forma de explicar o processo criativo.
Wix
O Wix é bastante versátil, já que tem a proposta de facilitar a criação de websites. Como a plataforma entrega essa estrutura bastante customizável, é possível criar portfólio por lá mesmo que você seja um profissional sem experiência ainda.
Para isso, você pode criar uma homepage e até mesmo uma página sobre você, além de outras abas separando os seu portfólio em categorias.
Apresentações
Agora, se você quer manter seu portfólio off-line ou mesmo personalizá-lo de acordo com quem irá recebê-lo, uma alternativa é criar uma apresentação. Para isso, é possível usar desde o Power Point ou mesmo o Canva.
No caso de ter um portfólio em estilo de apresentação, você pode criar um storytelling para contar sua jornada, seja ela acadêmica ou profissional, e apresentar seus projetos.
Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups