O lobo de Wall Street não é apenas um longa de sucesso, premiado e com um elenco lotado de artistas renomados. Mas também é um filme que pode trazer algumas lições sobre o mundo dos negócios. Mesmo a história do protagonista sendo bem desleal.
Em suma, a obra cinematográfica apresenta a história de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, e sua vivência no mundo do mercado da bolsa de valores de Nova Iorque. Jordan vê seu pequeno escritório prosperar e se tornar um grande centro de vendas de ações.
Sendo uma comédia que extrapola limites, o desenrolar da narrativa é cheio de acontecimentos caricatos e tiradas espontâneas. E são essas ocasiões que, mesmo sendo engraçadas e até mesmo desleais, podem trazer alguns ensinamentos sobre o mundo dos negócios. Vamos saber quais são elas? Confere aí:
Veja também: 6 produções da Netflix sobre os perigos das redes sociais
Lições em “O lobo de Wall Street”
Uma boa oratória é essencial
Jordan não era um especialista sobre bolsas de valores. No entanto, conseguiu desenvolver técnicas que ajudaram ele a prosperar na área, e uma delas é a oratória. Por meio de um discurso persuasivo e que atingia principalmente a emoção do cliente, ele conseguia fazer as vendas de seu produto.
Além disso, Jordan também motivava seus funcionários, justamente por ter uma boa oratória. Utilizava-se de emoção e persuasão.
“Estão vendo essas caixinhas pretas? São chamadas de telefones e vou contar um segredinho sobre esses telefones. Eles não discam sozinhos, entenderam? Sem vocês, eles são só um mote inútil de plástico. (…) “Tudo que tem que fazer hoje, é pegar o telefone e falar as palavras que ensinei a vocês; e eu vou fazer vocês ficarem mais ricos que a maioria dos poderosos executivos dos EUA”.
Seu time é a sua aliança
Além de motivar sua equipe por meio das palavras, Jordan também oferecia outros meio de aplausos para seu time. Como? Com grandes festas, ações exageradas de reconhecimento e tudo que você pense que possa passar dos limites. Seus funcionários eram de sua maior importância e para isso, todo reconhecimento era válido.
Em suma, sua equipe será sua principal aliança para chegar ao sucesso.
Nesse sentido, fica claro que motivar seu time é o caminho para um negócio bem sucedido. Por isso, mantenha o time feliz e motivado. Obviamente, sem exageros como no filme, ok? Um happy hour ou alguma ação, com respeito, que reconheça os esforços de sua equipe já podem ser uma boa saudação.
Honestidade é primordial
Por mais que Jordan tenha conquistado o que queria, honestidade fez falta para ele no mundo dos negócios. Como resultado, foi preso. Mas o que a honestidade tem haver com o filme? Pois, simplesmente, ele não era verdadeiro com seus clientes, com as pessoas e com a economia, e isso tudo ocasionou sua prisão.
No fim, ao ser sentenciado, Belfort acabou dedurando todo mundo para ficar apenas 3 anos na prisão. Aliás, uma “prisão” de rico extremamente confortável.
Então, se você está começando no mundo dos negócios, saiba que honestidade é essencial. Mesmo que seu empreendimento demore um pouco mais do que o esperado. É melhor ser honesto, do que desonesto.
Leia também: 5 dicas do filme Joy para você começar o próprio negócio
Uma lição extra em “O lobo de Wall Street”
A princípio, apresentaria apenas três lições que o “O lobo de Wall Street” ensina sobre o mundo dos negócios. Mas, a próxima é bastante importante e válida em qualquer situação.
Tenha foco
No filme, a empresa de Jordan tem um cliente muito bem definido e com isso, eles conseguiam focar nessas pessoas para conseguir vender. Eles conseguiram sucesso, pois sabiam das dores e dos anseios, justamente por manter o foco apenas em um público alvo.
Assim como no filme, na nossa realidade, manter o foco é fundamental. Ou seja, quer conquistar algo? Então tenha foco no seu alvo; reconheça os caminhos e os desafios que irá enfrentar, pois é desse modo, que você conseguirá atingir seus objetivos.
Tem algum outro filme que você considera que tem importantes lições? Então compartilhe com a gente aí nos comentários para podermos trazer como conteúdo.
Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups