3 lições que “O lobo de Wall Street” ensina sobre negócios

O lobo de Wall Street não é apenas um longa de sucesso, premiado e com um elenco lotado de artistas renomados. Mas também é um filme que pode trazer algumas lições sobre o mundo dos negócios. Mesmo a história do protagonista sendo bem desleal.

Em suma, a obra cinematográfica apresenta a história de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, e sua vivência no mundo do mercado da bolsa de valores de Nova Iorque. Jordan vê seu pequeno escritório prosperar e se tornar um grande centro de vendas de ações. 

Sendo uma comédia que extrapola limites, o desenrolar da narrativa é cheio de acontecimentos caricatos e tiradas espontâneas. E são essas ocasiões que, mesmo sendo engraçadas e até mesmo desleais, podem trazer alguns ensinamentos sobre o mundo dos negócios. Vamos saber quais são elas? Confere aí: 

 

 

Veja também: 6 produções da Netflix sobre os perigos das redes sociais

 

Lições em “O lobo de Wall Street”

 

Uma boa oratória é essencial 

Jordan não era um especialista sobre bolsas de valores. No entanto, conseguiu desenvolver técnicas que ajudaram ele a prosperar na área, e uma delas é a oratória. Por meio de um discurso persuasivo e que atingia principalmente a emoção do cliente, ele conseguia fazer as vendas de seu produto. 

Além disso, Jordan também motivava seus funcionários, justamente por ter uma boa oratória. Utilizava-se de emoção e persuasão.

“Estão vendo essas caixinhas pretas? São chamadas de telefones e vou contar um segredinho sobre esses telefones. Eles não discam sozinhos, entenderam? Sem vocês, eles são só um mote inútil de plástico. (…) “Tudo que tem que fazer hoje, é pegar o telefone e falar as palavras que ensinei a vocês; e eu vou fazer vocês ficarem mais ricos que a maioria dos poderosos executivos dos EUA”. 

 

Seu time é a sua aliança 

Além de motivar sua equipe por meio das palavras, Jordan também oferecia outros meio de aplausos para seu time. Como? Com grandes festas, ações exageradas de reconhecimento e tudo que você pense que possa passar dos limites. Seus funcionários eram de sua maior importância e para isso, todo reconhecimento era válido. 

Em suma, sua equipe será sua principal aliança para chegar ao sucesso.

Nesse sentido, fica claro que motivar seu time é o caminho para um negócio bem sucedido. Por isso, mantenha o time feliz e motivado. Obviamente, sem exageros como no filme, ok? Um happy hour ou alguma ação, com respeito, que reconheça os esforços de sua equipe já podem ser uma boa saudação. 

 

Honestidade é primordial

Por mais que Jordan tenha conquistado o que queria, honestidade fez falta para ele no mundo dos negócios. Como resultado, foi preso. Mas o que a honestidade tem haver com o filme? Pois, simplesmente, ele não era verdadeiro com seus clientes, com as pessoas e com a economia, e isso tudo ocasionou sua prisão. 

No fim, ao ser sentenciado, Belfort acabou dedurando todo mundo para ficar apenas 3 anos na prisão. Aliás, uma “prisão” de rico extremamente confortável.

Então, se você está começando no mundo dos negócios, saiba que honestidade é essencial. Mesmo que seu empreendimento demore um pouco mais do que o esperado. É melhor ser honesto, do que desonesto. 

 

 

O lobo de Wall Street
Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort | Paris Filmes

 

 

Leia também: 5 dicas do filme Joy para você começar o próprio negócio 

 

Uma lição extra em “O lobo de Wall Street” 

A princípio, apresentaria apenas três lições que o “O lobo de Wall Street” ensina sobre o mundo dos negócios. Mas, a próxima é bastante importante e válida em qualquer situação. 

 

Tenha foco 

No filme, a empresa de Jordan tem um cliente muito bem definido e com isso, eles conseguiam focar nessas pessoas para conseguir vender. Eles conseguiram sucesso, pois sabiam das dores e dos anseios, justamente por manter o foco apenas em um público alvo. 

Assim como no filme, na nossa realidade, manter o foco é fundamental. Ou seja, quer conquistar algo? Então tenha foco no seu alvo; reconheça os caminhos e os desafios que irá enfrentar, pois é desse modo, que você conseguirá atingir seus objetivos. 

Tem algum outro filme que você considera que tem importantes lições? Então compartilhe com a gente aí nos comentários para podermos trazer como conteúdo. 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Uma resposta

  1. Ola, Maravilha seu conteudo, Você conhece o software chamado: Programa PCG usando ele você pode anunciar seu site material em mais de 350 sites de anuncios de forma automática usando esse programa, com toda certeza vai ter muito resultado com seu material ou para divulgar seu material, é só pesquisar no Google pelo nome do aplicativo. Seu post foi excelente. Ate a próxima oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

O que é permuta?

Permuta é o ato de troca de um bem por outro, sem a necessidade de