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Marketplace, e-commerce e redes sociais? Entenda onde investir

A ascensão do marketplace e do e-commerce alterou, significativamente, a jornada do cliente, combinando reconhecimento, consideração e compra de uma só vez. Ao mesmo tempo, as redes sociais possuem o seu apelo pessoal e vantagens que podem ser essenciais para as marcas. 

Abrir uma loja virtual é a primeira reação de quem começa a pensar em abrir um negócio online, porém, não será a única decisão a tomar. Então, como decidir onde investir para trazer seu negócio offline para o online? Nossa parceira, iugu, trouxe informações sobre as três maneiras de avançar no modo online. Confira: 

Marketplace

Marketplace

Marketplace é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico no sentido mais amplo. No caso de plataformas como Amazon, Magazine Luiza e Americanas, a vantagem é o aumento das vendas e uma jornada do cliente simplificada. Dessa forma, começando com a pesquisa e terminando na compra e entrega. Isso porque, quando sua marca decide vender dentro de um Marketplace, todo o trabalho de exposição do produto e alcance ao público, é da plataforma, e não sua.

Então, se sua empresa está começando a vender online agora, expor seus produtos em um Marketplace pode ser ainda mais vantajoso. Isso porque você não vai precisar, inicialmente, investir grande esforço na construção de um site para vendas.

Além disso, economizar verba com ações de marketing para atrair visitantes para o seu domínio. Afinal, o que você acha mais fácil: um cliente encontrar sua marca e produtos sozinho ou através de um anúncio das Americanas?

No entanto, a capacidade de capturar dados do cliente é limitada e a experiência de construção da marca pertence a essas plataformas de marketplaces, e não às próprias marcas que vendem nelas. Além disso, é provável que você também encontre diversos concorrentes também vendendo através da mesma plataforma. E por fim, o que vai fazer a diferença na hora da decisão do seu potencial clientes vai ser o seu produto, preço e frete. 

E-commerce

E-commerce

Plataformas de comércio eletrônico estão dominando o mundo das compras online. Eles vêm com muitas vantagens, como a personalização da sua marca e controle total sobre sua funcionalidade, coleta de dados dos clientes e personalização da jornada de compra. Além disso, maior independência para definir preços e taxas, lançamento de promoções, cálculo de frete, descontos e, até mesmo, os meios de pagamento utilizados.

Porém, ao contrário da facilidade que você encontraria em um Marketplace, é essencial que a sua marca seja bem trabalhada em ações de marketing. Isso significa que será preciso investir esforços em SEO, por exemplo. Dessa forma, seus possíveis clientes encontrarão você quando fizerem uma busca no Google ou qualquer outro buscador.

Além disso, é fundamental (seja vendendo em qualquer modelo) que você aposte na qualidade das imagens dos seus produtos (e na descrição também). Além de um ambiente mobile friendly para os usuários que acessarem seu site através do celular.

Ainda em tempo, você precisará decidir qual plataforma de e-commerce você vai hospedar o seu site (Vtex, Loja Integrada, Magento, etc). E, não menos importante, qual plataforma de pagamentos vai escolher para fazer a gestão e automação financeira das suas cobranças.

Acredite, essa última parte é tão importante quanto a primeira. Isso porque, quanto mais meios de pagamentos você oferece para seu cliente, maiores são as chances dele fechar a compra e não abandonar o carrinho.

Redes Sociais

Redes Sociais

Plataformas de mídia sociais, incluindo Facebook, Instagram e Pinterest, agora oferecem recursos que permitem aos donos de negócios criar sua própria loja online, dentro delas mesmas.

Essa estratégia permite que as marcas iniciem relacionamentos diretos e mais profundos com o consumidor. Você também pode usar essas redes para realizar vendas através do link de pagamentos. Ou, como muitas marcas fazem, usá-las para serem a vitrine dos seus produtos e serviços.   

Além disso, investir em conteúdos de vendas em social pode aumentar o alcance da sua marca. Isso porque, através delas, é possível fazer anúncios direcionados para usuários que possuem fit com sua empresa.

Conhecendo os principais desafios e vantagens de cada uma dessas plataformas, basta definir o que é mais importante para a sua empresa, partindo do que você definiu no seu plano de negócios, e criar a sua identidade digital!

E claro, ninguém disse que você precisa escolher apenas uma para atuar. Quando você abrange suas vendas para os 3 segmentos, as chances de alcançar as pessoas certas e aumentar o faturamento só cresce. Mas, para isso, não se esqueça do planejamento e do objetivo de cada uma, certo?

Iugu / divulgação
Iugu / divulgação

Por fim, se você observou todas essas informações, certamente não vai querer correr o risco de perder o cliente no momento do pagamento. Conte com a iugu! Ela auxilia você no seu negócio, automatizando os processos financeiros através de uma tecnologia inteligente desde a implementação até a gestão dos recebimentos.

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Juliana Santana

Jornalista e fundadora do portal Gramofone Ativo

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