Qual é a diferença entre B2B e B2C?

Você já ouviu falar em B2B ou B2C? Esses termos são utilizados para determinar qual é o tipo de “cliente final” de uma empresa.

Ao longo do tempo as empresas se especializaram cada vez mais em determinados clientes. Entender o público final de uma empresa é primordial para entender como determinada marca se comunica e se relaciona no mundo dos negócios. Cada público tem uma característica diferente e, com isso, cada modelo de negócio tem seus prós e contras. Vem entender mais sobre esse assunto!

 

Mas o que significa B2B e B2C?

Antes de mais nada, vale entender que ambas as siglas são lidas em inglês: B-to-B e B-to-C. Isso porque a sigla é uma versão abreviada de dois termos em inglês: Business to Business e Business to Consumer. Ou seja, traduzindo significam respectivamente: Negócios para Negócios e Negócios para Clientes.

Dados de 2021 mostram um crescimento de aproximadamente 70% no número de startups B2B em 2 anos. Dessa forma as empresas B2B se equipararam com as startups B2C, que até então eram maioria.

Além dessas siglas, existem outras que ajudam a definir que tipo de negócio estamos tratando. Alguns exemplos são: que podem ser o próprio cliente final (B2C), o governo (B2G), funcionários de uma empresa (B2E) e até mesmo uma outra empresa (B2B).

 

 

Tipos de negócio: B2B e B2C | Fonte: joomconnect

 

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B2B

Esse modelo de negócio consiste em empresas que transações com outras empresas, ou seja, realizadas são entre pessoas jurídicas. Isso acontece quando redes varejistas e prestadores de serviço precisam contratar serviços ou comprar produtos. Portanto o consumidor final não faz parte desse tipo de negócio.

De modo geral, o B2B é extremamente importante para que o consumidor final seja atendido. Uma marca não pode ficar sem estoque de produtos, por exemplo. Por isso pode contratar outras empresas que fornecem matéria prima ou até mesmo algum serviço.

Além disso, se uma empresa fornece determinado serviço ou produto para consumo da própria empresa, ainda é uma forma de B2B. Por exemplo: se sua empresa contrata outra para serviços de limpeza, trata-se de business-to-business.

Se você tem uma empresa B2B, tenha sempre seu público alvo e objetivos muito claros. Você pode optar por ter clientes com cargos específicos dentro de uma empresa, por exemplo. Seu relacionamento com essas marcas pode ser extremamente duradouro.

É importante ressaltar que o modelo B2B envolve valores e investimentos muito mais altos que o B2C. Por outro lado, esse é um modelo de negócio que leva mais tempo. Como os modelos são mais complexos, envolvem muito mais planejamento. Além disso, mais pessoas fazem parte do processo de compra. Dados apontam que uma única transação pode levar em média 84 dias para ser finalizada.

 

B2B | Fonte: mentores

 

B2C

Esse tipo de negócio é o mais comum no nosso dia-a-dia. Ele é encontrado com frequência em lojas de varejo. Ou seja, quando a venda não precisa de nenhum intermédio. A relação é feita diretamente entre a loja e o cliente final.

Em outras palavras, o B2B significa que o cliente final fez sua compra tanto presencial quanto no e-commerce.

Para empresas que tratam seus negócios diretamente com os clientes, o principal desafio está no relacionamento entre as duas partes. Estratégias de marketing interno e externo ajudam muito a conquistar esses clientes finais. Além disso, estratégias para fidelização de marca são sempre bem vindas.

Um ponto importante é sempre estar atento às novas tendências. Isso porque o cliente final poderá fazer contratações de serviços ou novas compras de acordo com as novidades do momento. O modelo B2B também tem novidades, claro, mas não segue um movimento tão intenso quanto os consumidores finais.

Além disso, como dissemos anteriormente, as negociações entre empresas tendem a ser mais demoradas e enfrentam muito mais planejamento. Enquanto isso, o comércio com os consumidores é muito mais rápida e pode aproveitar mais gatilhos de compras, por exemplo.

 

B2C | Fonte: AJMED

 

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