Setor automotivo / Ralph (Ravi) Kayden

Setor automotivo: transformações e novidades

O mundo segue em constante transformação, seja pela atual tecnologia, mudanças climáticas e o novo contexto devido a pandemia que atingiu a todos. Dessa forma, todos os setores foram afetados e com o setor automotivo não foi diferente. 

As mudanças no setor automotivo também foram bem expressivas, pois ao mesmo tempo que as vendas de carros novos caíram quase 30% no último ano, carros por assinatura, por exemplo, tiveram uma relevância e busca como nunca visto no Brasil. Então, confira as novidades e transformações que vem ganhando cada vez mais destaque no setor.  

Setor de carros elétricos

Carro elétrico / Divulgação
Carro elétrico / Divulgação

Os carros elétricos pensados para o futuro já são realidades hoje no presente. Essa fatia do setor automotivo gera boas discussões, pois já são realidade no Brasil e o mercado deve crescer consideravelmente nos próximos anos, segundo especialistas. A estimativa é que em 2030 eles representem de 12% a 22% dos emplacamentos totais. Ou, ainda, entre 32% e 62%, dependendo do rumo que o setor tomar no País.

Além disso, são considerados uma das soluções apontadas como fundamentais para reduzir as mudanças climáticas no planeta, um dos principais pontos que agradam consumidores, principalmente jovens.  

Contudo, eles representam menos de 2% das vendas totais de automóveis no país atualmente, por conta dos preços. O carro elétrico mais barato do nosso mercado, por exemplo, é um subcompacto e custa R$ 150 mil, valor suficiente para comprar um sedã médio. 

Sistema Park Assist

Park Assist é um termo em inglês para assistente de estacionamento e é exatamente isso que esse sistema oferece para o condutor. O sistema calcula as manobras necessárias para estacionar o carro na vaga com exatidão, tudo acontece por meio de câmeras e dos sensores localizados no veículo.

Os fabricantes buscam constantemente por novas tecnologias e essa já está disponível em diversos carros no Brasil. Diversos modelos da Chevrolet, Volkswagen, Jeep, entre outras, já possuem essa tecnologia.

Carro por assinatura

Como descrito acima, os carros por assinatura ganharam grande visibilidade, a busca por esse serviço cresceu em 56% em 2021. Aqui no WokStars nós já falamos sobre esse novo contexto de locomoção, confira aqui

Com a alta na procura, as próprias montadoras e grandes empresas de frota já estão investindo nesse novo modelo de negócio. Entre elas estão: a LM Frotas, com o serviço AssineCar LM, as montadoras Audi, Nissan, Volkskagem, Caoa, Fiat, Renault, entre outras.

Compartilhamento de carros

A princípio as pessoas são bem apegadas aos seus bens, mas no modelo de compartilhamento de carros isso não existe. Esse modelo de transporte é bastante popular na  Europa e já existe aqui no Brasil. Basicamente, é um aluguel de um veículo por algumas horas e pode ser feito entre empresas e consumidores, ou de pessoa física para pessoa física.

Além disso, de acordo com estudos realizados na Califórnia, um carro compartilhado tira das ruas de nove a 13 veículos. Da mesma forma, um estudo feito pela WRI, atualmente, 5 milhões de pessoas no mundo compartilham veículos e o número deve chegar a 35 milhões em 2025.

Por fim, essa modalidade teve um aumento de pandemia, pois sem o peso das burocracias de arcar com os custos totais de um carro, os preços caem e foi a opção mais viável para muitas pessoas.

** Conheça a LM: https://bit.ly/WorkStarsLM

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Juliana Santana
LinkdIn | Instagram | Gramofone Ativo

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também