Na terça-feira, 20 de setembro, eu, Talita Lombardi e Andressa Lima, participamos do evento Retail & E-commerce, o terceiro evento da série Digitalks Executive.
O evento aconteceu no Auditório do WeWork da Vila Nova Conceição e contou com palestrantes líderes em suas indústrias, com trilhas de conteúdo na área de negócios – promovendo assim diversos insights, projetos e conexões.
Palestrantes do Digitalks Executive – Retail & E-commerce
Os palestrantes abordaram temas como a associação das novas tecnologias de comunicação, às estratégias de relacionamento com o consumidor, e como elas podem trazer melhores formas de aumentar vendas e melhorar experiências de compra. Conheça os palestrantes do evento;
- André Biselli – Head da Categoria de Mercado da Americanas Marketplace
- Alexandre Steinwurz – Head KAM da Mercado Shops
- Camila Nunes – Líder de Marketing da Amazon (KEYNOTE)
- Daniel Sigali – Diretor de Contas Corporativas da Adobe
- Douglas Pucci – Head of Sales da Aktie Now
- Giva Pereira – CEO e Fundador da Favela Brasil Xpress
- Marcio Machado – Founder & CEO da Stream Shop
- Raphael Daolio – Channel Sales & Strategic Partnerships do WhatsApp
Neste texto, vou dar destaque e trazer para vocês um pouco sobre duas palestras, a Obsessão pelo Cliente e As estratégias de mensageria nas oportunidades de Black Friday e Copa do Mundo 2022. Bora lá!
Obsessão pelo Cliente
Camila Nunes, líder de Marketing da Amazon, foi a keynote do evento e a responsável pela palestra “Obsessão pelo cliente”.
Camila iniciou a palestra destacando uma das frases de Jeff Bezos, fundador da companhia, que se tornou um mantra para a empresa: “comece com o cliente e trabalhe de trás para a frente”, isso é esteja sempre conectado com o cliente, crie novas experiências e melhore o que já tem.
Segundo a Camila, a Amazon trabalha com um modelo de círculo virtuoso (flywheel), esse modelo tem como estratégia o valor do preço do produto. Eles optam por preços mais baixos e competitivos para tornar o site atraente para clientes, vendedores e marcas.
Camila também comentou sobre quatro premissas nesse trabalho com o consumidor:
1) Obsessão pelo cliente em vez de foco na concorrência;
2) Paixão por inovação;
3) Comprometimento com eficiência operacional;
4) Pensamento de longo prazo.
Leia também: Qual o futuro do conteúdo?
As estratégias de mensageria nas oportunidades de Black Friday e Copa do Mundo 2022
Raphael Daolio, Channel Sales & Strategic Partnerships do WhatsApp, trouxe a segunda palestra em destaque por aqui.
Raphael falou sobre oportunidades de negócios e relacionamento nos grandes eventos que teremos nos próximos meses, a Black Friday e Copa do Mundo 2022. De acordo com ele, o business messaging, sendo o exemplo mais conhecido o WhatsApp (presente em 99% dos smartphones no País), já é uma realidade de como é fundamental criar uma experiência humanizada com os consumidores.
“O uso do WhatsApp vem para atender a demanda cada vez maior do consumidor que quer agilidade, proatividade e atendimento imediato”, explicou.
Segundo a Meta, o famoso mensageiro é a plataforma que mais gera vendas incrementais e entre os usuários; onde 64% dos usuários concordam que o WhatsApp fornece conexão pessoal com empresas; 71% dos clientes confiam mais nas empresas depois que conversam com elas e 68% informam que hoje é a forma mais fácil de entrar em contato.
O Raphael deixou algumas dicas para as vendas na Black Friday e na Copa do Mundo 2022:
- Tenha agilidade nos contatos com cliente via WhatsApp;
- Evolua para o WhatsApp Business API;
- Invista em uma boa experiência através da comunicação;
- Facilite o processo de compras via WhatsApp;
- Conheça a lógica do funil invertido dentro do WhatsApp.
E esse foi um resumão de tudo que aconteceu no Digitalks Executive – Retail & E-commerce, para conferir o conteúdo completo acesse o site do nosso parceiro Digitalks.
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