O que é cocriação? Imagem: Reprodução

O que é cocriação? Veja como implementá-la em sua empresa

A cocriação é uma abordagem que está sendo amplamente utilizada no marketing digital. Ela envolve a colaboração de diferentes perfis de público. 

Eles podem ser internos, de diferentes setores da empresa, ou até mesmo externos – como consumidores e influenciadores, no processo de criação de conteúdo para alcançar um objetivo específico.

No contexto do marketing digital, a cocriação de conteúdo é uma estratégia poderosa. Ela permite que as empresas se conectem de forma mais autêntica com seu público-alvo, ao mesmo tempo em que aproveitam a expertise e a criatividade das pessoas envolvidas no processo. 

Um de nossos clientes, a Mark Up, lançou seu mais novo videocast com produção da WorkStars Estúdio, e o primeiro episódio fala justamente de cocriação! 

 

Você sabe o que é cocriação? 

Ao trazer diferentes perspectivas, ideias e pontos de vista, a cocriação enriquece o conteúdo produzido, tornando-o mais relevante e impactante.

Além disso, a abordagem também fortalece o relacionamento entre a empresa e seu público. Uma pesquisa inglesa citada por Silvana no episódio mostra que 81% dos consumidores de marcas que cocriam, acham as marcas mais autênticas.

 

O que é cocriação? Imagem: Reprodução
O que é cocriação? Imagem: Reprodução

 

De acordo com dados que Silvana trouxe no UpCast, ao envolver as pessoas na criação do conteúdo, elas se sentem valorizadas e engajadas, aumentando a sua conexão com a marca. Isso resulta em uma maior fidelidade, tanto que 86% dizem que marcas que cocriam são mais confiáveis.

A cocriação veio para fazer a diferença, impulsionando a inovação e possibilitando que as pessoas se envolvam ativamente nesse processo, proporcionando uma sensação de pertencimento e empoderamento.

 

Benefícios da cocriação 

Um dos principais benefícios é a capacidade de otimizar os processos organizacionais, tornando-os mais precisos, eficientes e econômicos.

Então, ao envolver diferentes perfis de público nesse processo, as empresas têm acesso a uma diversidade de ideias e perspectivas, o que pode levar a soluções inovadoras e mais eficazes.

Outro benefício da cocriação é a geração de insights valiosos. Ao colaborar com pessoas externas à empresa, como clientes ou influenciadores, a empresa obtém informações relevantes sobre as necessidades, preferências e expectativas do público.

Além disso, ajuda a direcionar melhor as estratégias de marketing e a desenvolver soluções que atendam às demandas reais do mercado.

Não podemos esquecer que a cocriação também estimula a inovação. Ao abrir espaço para o compartilhamento de ideias e a colaboração, as empresas podem descobrir novas abordagens, produtos ou serviços que se destacam da concorrência.

É uma forma de aproveitar a sabedoria coletiva e a inteligência criativa para impulsionar o sucesso da empresa.

Portanto, se você está em busca de inovação e de criar conteúdo autêntico e envolvente, considere explorar a cocriação no seu marketing digital. Abra espaço para a participação do seu público e aproveite as ideias e contribuições que eles têm a oferecer. Os resultados podem ser surpreendentes!

 

Cases de cocriação de sucesso

Lego

A LEGO é referência em cocriação. Lá pelos anos 2000, a empresa passou por algumas dificuldades, chegando a quase falência. Em busca de reverter essa situação, eles criaram uma plataforma exclusiva, chamada LEGO Ideas, onde qualquer pessoa poderia compartilhar suas ideias de kits de LEGO para venda. 

E então, as ideias que fossem aprovadas e  que conseguirem alcançar 10 mil votos de pessoas ao redor do mundo, passam pela análise dos especialistas da LEGO. Silvana trouxe esse case de sucesso da cocrição que bombou logo no início dos anos 2000.

Se o projeto for aprovado, o kit é fabricado e distribuído para fãs de LEGO em todo o mundo. Além disso, a parte mais legal é que o cocriador do kit ainda recebe uma porcentagem das vendas e os créditos como criador daquele kit específico. 

 

Coca-Cola

A Coca-Cola também embarcou na jornada da cocriação e lançou o projeto Coca-Cola Open Up. Em 2015, eles chegaram com essa que iniciativa permitindo que os consumidores contribuíssem com ideias e soluções sociais por meio de uma plataforma digital.

O objetivo era promover um maior engajamento do público e envolvê-los em questões sociais importantes. Os participantes podiam compartilhar suas ideias inovadoras e as três mais impactantes recebiam um prêmio em dinheiro como reconhecimento pelo seu trabalho.

Portanto, ao trabalhar em parceria com seus clientes, a empresa foi capaz de gerar mais valor tanto para a marca quanto para as ideias dos seus consumidores.

 

Mark Up

Então, para mais insights sobre essa metodologia, assista ao episódio do UpCast e descubra mais sobre como a Mark Up implantou a cocriação em diversas empresas. 

Se você curtiu a ideia e o conceito de cocriar nas empresa, precisa conhecer também as collabs entre marcas! Para saber mais, clique aqui.

 

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