Palavras-chave secundárias

Palavras-chave secundárias: o que são e como usar?

Você sabe o que são palavras-chave secundárias e como usá-las na sua estratégia de SEO? Caso não tenha familiaridade com esse termo, hoje vamos explicá-lo de forma descomplicada. Além disso, vamos dar dicas de ferramentas que podem ajudar você a encontrar as melhores palavras-chave secundárias para os seus artigos.

Quer saber isso e muito mais? Então, continue lendo este artigo.

 

LEIA MAIS: Planejamento de Conteúdo para empresas grandes

 

Afinal, o que são palavras-chave secundárias?

Podemos dizer que as palavras-chave secundárias complementam a palavra-chave primária. Ou seja, elas ajudam a deixar mais específico o termo principal que dará base ao seu artigo.

Por isso, quando pensamos em estratégia de SEO, escolher palavras-chave secundárias para o seu artigo é fundamental.

Afinal, elas não só servem para que seu texto ranqueie em mais buscas, mas também para especificar assuntos relacionados ao tema do seu artigo.

Então, basicamente você precisa entender de forma mais profunda sobre:

  • o tema do seu artigo;
  • a persona da sua marca.

 

No caso de entender o tema do seu artigo a fundo, isso vai ajudar você a ter repertório para desdobrar sua palavra-chave primária em palavras-chave secundárias.

Já no caso de conhecer a sua persona, isso vai ajudar você a pensar de forma estratégica na escolha das palavras-chave secundárias. E isso porque, dessa forma, você pode selecionar opções que respondam às principais dúvidas dos seus clientes em potencial.

Agora que você já entendeu melhor o conceito, vamos a alguns exemplos.

 

LEIA MAIS: Explicando SEO no W2B Cast com Carolina Peres e Erich Casagrande

 

Exemplos de palavras-chave secundárias

Nesse exemplo, vamos mostrar de forma prática como funciona a lógica dessa estratégia na produção de conteúdo.

O primeiro passo é definir a palavra-chave principal, que neste artigo é “palavras-chave secundárias”

Já as palavras-chave que serão otimizadas de forma secundária, nós escolhemos:

  • exemplos de palavras-chave secundárias;
  • como escolher palavras-chave secundárias.

 

Para trabalhá-las de forma otimizada, inclusive distribuímos essas expressões que ajudam a responder essas questões de forma prática. Ou seja, batendo o olho em nosso artigo, já respondemos diretamente às duas propostas de cada palavra-chave secundária.

Por isso, se você identificar expressões secundárias que conversem com sue público-alvo, pode usá-las da melhor forma em seu artigo.

 

LEIA MAIS: Como crescer seu site com Semrush usando SEO?

 

Como escolher palavras-chave secundárias?

Agora, para encontrar as melhores palavras-chave secundárias para o seu artigo é importante contar com ferramentas que ajudem você a:

  • saber o volume de busca da palavra-chave secundária;
  • ver a dificuldade da palavra-chave secundária;
  • saber quais concorrentes usam essas palavras-chave.

 

Para isso, o Semrush pode ser bastante eficaz. Afinal, ele aponta quais são esses termos que têm potencial para serem usados como palavras-chave secundárias.

Uma forma de descobrir palavras-chave com ajuda do Semrush é usando a aba Keyword Magic Tool, que indica as expressões e ainda aponta dados estratégicos como:

  • volume de pesquisa;
  • tendências;
  • dificuldade;
  • intenção.

 

Essas informações ajudam a descobrir palavras-chave que podem performar bem nos mecanismos de buscas quando otimizadas no seu artigo.

Além disso, essa ferramenta conta com um plugin chamado Semrush SEO Writing Assistant, que ajuda bastante com sugestões de palavras-chave complementares e expressões que podem deixar seu artigo mais competitivo.

Plugin SEO Semrush
Plugin Semrush Writing Assistant

 

Outro plugin que ajuda nesse processo é a versão premium do Yoast SEO. E isso porque, no plano pago, ele libera um campo específico para analisar a força de uma palavra-chave secundária dentro do conteúdo escrito.

 

Como usá-las na sua estratégia de conteúdo?

Agora que você já entendeu o que são palavras-chave secundárias, viu exemplos e conheceu ferramentas que ajudam a encontrá-las, veja como incorporá-las na sua estratégia de SEO:

 

Alterne o uso

Ao longo do texto, mescle o uso de palavras-chave secundárias com a palavra-chave principal. Dessa forma, você não exagera e também não desperdiça o potencial delas.

 

Escolha até 5 opções

No seu artigo, o ideal é ter até 5 opções. Afinal, dessa forma, você consegue manter a relevância do termo principal sem deixar de trabalhar os termos secundários.

No entanto, não foque em quantidade e sim na qualidade das palavras-chave secundárias. Para isso, priorize termos com busca mais significativo.

 

Priorize long tails

Com a prática você vai perceber que as palavras-chave secundárias tendem a ser mais cumpridas, afinal elas usam mais termos ao se tornarem específicas. Nesse formato, elas se tornam long tails (ou palavras-chave de cauda longa).

Nesse formato, você não vai ter tanto volume de busca, mas seus conteúdos serão mais certeiros e chegarão mais facilmente a quem realmente está buscando por eles.

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também