engajar no Instagram

Como engajar no Instagram? Confira 6 dicas

O que fazer para engajar no Instagram? Essa é a pergunta de milhões que vamos te ajudar a descobrir.

Tem sido cada vez mais comum que os usuários se preocupem com o engajamento de seu perfil no Instagram. Isso acontece porque, além de ser uma rede social de entretenimento, se tornou um ambiente de trabalho. Como forma, por exemplo, de alocar lojas, softwares interativos e uma maneira de divulgação do trabalho de empreendedores. 

Para ter sucesso, é necessário que as pessoas notem o seu conteúdo. No entanto, não basta apenas ter muitos seguidores, é preciso que haja interações através dos directs, comentários e curtidas. Portanto, separamos algumas dicas de como engajar no Instagram.

 

Como engajar no Instagram através das curtidas

Uma das formas de metrificar o sucesso do seu perfil no Instagram são através das curtidas. Essa é a mais fácil de compreender e sem muitos mistérios, pois trata-se apenas da quantidade de usuários que deixaram um “like” no conteúdo publicado. 

Embora o Instagram não tenha mais a visibilidade dessas reações, a rede social explicou que isso continua tendo relevância para que a plataforma entenda quais conteúdo uma pessoa gosta de desfrutar. Dessa forma, é mais fácil saber qual perfil ou conteúdo recomendar para determinado usuário.

Portanto, para que haja um maior número de curtidas, é importante se questionar: “qual o público-alvo?” e “qual o principal assunto discutido em meu perfil?”. Se essas condições tiverem relação com os gostos dos seus seguidores, maior a possibilidade de eles reagirem às suas publicações. Dessa forma, o seu perfil poderá ter maior visibilidade por outras pessoas

 

 

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Como engajar através das curtidas? | Foto de Oladimeji Ajegbile no Pexels 

 

 

Como engajar no Instagram através dos comentários

Outra maneira de deixar o seu perfil do Instagram cada vez mais conhecido é através dos comentários, sejam eles em um post no feed, em um carrossel, Reels ou IGTV. Afinal, essa é uma excelente maneira de se aproximar dos seus seguidores, pois é uma maneira de abrir diálogos com eles. 

Além disso, é possível criar um senso de comunidade entre os usuários, já que é totalmente aberto para interação. É válido ressaltar que não importa qual foi o tamanho do texto, mas sim, a quantidade de vezes em que ele foi comentado.

 

Como engajar no Instagram através dos compartilhamentos

Para saber como uma publicação foi compartilhada por alguém, basta observar quantas pessoas clicaram no ícone semelhante a um “aviãozinho de papel”. Isso envolve tanto aos posts no feed, quanto nos  Instagram Stories.

Esse é um modelo de extrema importância para a divulgação do seu perfil. Afinal, trata-se de uma certa “recomendação” do seu conteúdo de uma pessoa para outra. Por isso, é essencial dar uma atenção especial para essa métrica. Se possível, em seus conteúdos, procure sempre formas de incentivar tal prática.

 

Como engajar no Instagram através da quantidade dos posts salvos

Muitos usuários não costumam observar essa métrica, mas é importante para entender se o seu conteúdo tem sido de utilidade para os seus seguidores. Através do ícone representado por uma “bandeirinha” ao lado do post, é possível saber quantas pessoas “guardaram” o post para ver no futuro.O salvamento de posts também requer uma atenção especial. Por isso é importante incentivar o usuário a realizar tal prática.

 

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Agora, como saber se a minha taxa de engajamento é boa?

Existe um consenso de que a taxa de engajamento é considerada boa quando está entre 1 e 5%. No entanto, essa análise pode ser relativa, pois varia do assunto que é tratado em cada perfil e quais são a quantidade de seguidores. Um estudo realizado por Hype Auditor, apresenta essa métrica de maneira clara.

 

  • 5,6% para contas entre 1.000 e 5.000 seguidores
  • 2,43% para contas entre 5.000 a 20.000 seguidores
  • 2,15% para contas entre 20.000 e os 100.000 seguidores
  • 2,05% para contas entre 100.000 e 1 milhão de seguidores
  • 1,97% para contas com mais de 1 milhão de seguidores

 

Nota-se que quanto menor a quantidade de seguidores, maior o percentual de engajamento. Especialistas acreditam que isso acontece porque perfis pequenos costumam ser melhor selecionados pelos usuários, ou por se tratar de um perfil pessoal. Com isso, pessoas mais próximas possuem a tendência de interagir mais umas com as outras.

 

 

engajar no Instagram
Como saber se o meu engajamento é bom? | Foto de Cottonbro studio no Pexels

 

 

E como calcular a taxa de engajamento no Instagram?

A conta é simples e é bastante comum entre perfis bem engajados. Segue o exemplo a seguir:

Para fazer o cálculo de engajamento por seguidores, usar a fórmula: “curtidas + comentários (+ outras métricas de interação consideradas importantes) ÷ pelo número de seguidores x 100 = resultado.

Lembrando que muitos preferem acrescentar outras métricas consideradas importantes com eles. Isso varia de acordo com público-alvo, conteúdo e pauta principal discutida pelo usuário.

Além disso, para engajar no Instagram é preciso postar em bons horários e desenvolver conteúdos que sejam do interesse de seus seguidores. Com o objetivo principal de levá-los a interagir com o que foi publicado. 

 

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