Quais são os principais Modelos de Negócio?

Você sabe o que são modelos de negócio? Muita gente acha que um modelo de negócio é apenas entender como uma empresa ganha dinheiro, mas não é bem assim. Trata-se de uma estrutura que organiza como a sua empresa cria, entrega e captura valor para o seu cliente.

Logo no início de uma empresa, é necessário estabelecer qual será o modelo seguido. Cada tipo acompanha uma vantagem e desvantagem. Portanto é necessário tomar essa decisão com base nas características da sua empresa.

Vem entender melhor esse assunto com a gente!

 

Quais são os modelos de negócio? | Fonte: Pinterest

 

Antes de mais nada, precisamos entender os modelos de negócio.

Desenvolvido por Alex Osterwalder e Yves Pigneur em seu livro “Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios” de 2010, os modelos de negócio têm o intuito de tornar mais fácil o completo entendimento de um negócio.

Ou seja, o modelo tem o objetivo de descrever todas as etapas e fases do empreendimento, de modo a integrar a organização como um todo. De forma geral, é a forma com que a empresa age em si, como ela cria, entrega e captura valor.

Para isso existe uma “tabela” que você pode preencher. Os pontos analisados são são:

Parceiros chave, atividades chave, recursos chave, oferta de valor, fontes de custos, fontes de receita, segmento de clientes, estrutura de custo, entre outros pontos que são importantíssimos para a elaboração de uma estratégia de negócio.

Modelos de Negócio | Fonte: fluxoconsultoria

 

Quais são os modelos de negócio mais comuns?

• Modelo B2C

Esse é um dos modelos de negócio mais comuns. Em inglês a sigla B2C significa “Business to Consumer”, ou “Empresa para Consumidor”. Geralmente as vendas são simples, de ticket médio mais baixo. No entanto oferece uma venda mais rápida.

Exemplos: Mercados (Carrefour) e lojas de varejo (Renner)

• Modelo B2B

Já o modelo B2B significa Business to Business, ou Empresa para Empresa. É uma opção para quem vende produtos e serviços diretamente para outros negócios. Aqui os negócios podem render mais, porém costumam demorar para serem aprovados.

Exemplos: fabricantes de produtos e prestadores de serviço

 

LEIA MAIS: O que é Marketing Humanizado?
LEIA MAIS: Como ser especialista em SEO?

 

• P2P

Seguindo a mesma lógica, existe o P2P. A sigla significa Peer to Peer (Pessoa para Pessoa). Por via de regra, esse tipo de negócio rende através das taxas de intermediação.

Exemplos: OLX, Wish e Enjoei

 

• Marketplace

Um dos modelos de negócio que são mais comuns no vocabulário do brasileiro é o Marketplace. Trata-se de uma plataforma intermediária entre lojas com consumidores.

Inicialmente, para os negociantes pequenos o marketplace oferece a chance de ser notado indiretamente pelos clientes. Além disso, as marcas não precisam investir em um site próprio, por exemplo.

Exemplos: Submarino, Amazon, Mercado Livre

 

Você também pode criar um novo tipo de modelo de negócio | Fonte: Gifs.com

 

• Franquia

Outro modelo muito comum no Brasil são as franquias. Inicialmente o empreendedor contrata toda uma estrutura para sua empresa, terá fornecedores definidos, tem apoio para vendas e marketing, mas vem com algumas restrições em relação ao uso da marca, produtos oferecidos e até arquitetura.

Exemplos: McDonald’s, Chilli Beans

 

• Assinatura

Mirando nos serviços online, este modelo você cobra uma mensalidade ou anuidade pela entrega constante de um produto ou serviço. No entanto você também pode oferecer assinaturas offline, como entrega de produtos na casa dos clientes mensalmente.

Exemplos: Netflix, Spotify

 

• Freemium

Esse nome surgiu da união das palavras Free + Premium. Também mirando no ambiente online, esse é um dos modelos de negócio mais recentes. Trata-se de um serviço ou app que disponibiliza opções de graça, mas que pode receber um upgrade para outros serviços.

Exemplos: Spotify, Tinder.

 

Existem vários modelos de negócio disponíveis. E caso você não encontre um que se enquadra com sua empresa, não se preocupe.

É sempre possível criar novos modelos que se adaptem ao seu negócio!

 

Fonte 12 | 3 |

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também