Saiba o que são microfranquias no Brasil

Microfranquia é um negócio que utiliza o modelo de franchising e que exige um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais

Inicialmente pode-se dizer que o principal benefício de ter uma franquia é a segurança. Isso porque o consumidor final já conhece o padrão de qualidade e muitas vezes já está fidelizado a uma marca. A microfranquia se torna uma opção ainda melhor para quem ter menos dinheiro para investir logo no início.

Qual a diferença entre franquia e microfranquia?

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) tem uma regra para definir o que são microfranquias. Para ser classificado como minifranquia, o padrão é o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento.

LEIA MAIS: Franquia: Quais as mais baratas do mercado?
LEIA MAIS: 5 dicas para se dar bem no LinkedIn

Pode-se dizer que a principal vantagem é o fato de que o consumidor já conhece o produto ou serviço. Ou seja, o cliente já sabe o que esperar, mesmo que nunca tenha visitado uma loja específica.

No entanto, vale reforçar que a microfranquia exige tanta dedicação quanto qualquer outro negócio! Antes de começar a empreender nesse ramo, o empresário deve dedicar bastante tempo ao estudo do negócio. Ainda que o investimento seja menor, muitas vezes é todo o valor disponível para o investimento.

Um dos principais pontos é entender como a lei de minifranquias funciona. A relação entre a franqueadora e o microfranqueado é regida pela Lei 8955/94.

Quer ter uma franquia barata de meio de pagamento? Conheça a Connect 😉

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars no Instagram!

Texto de Gabriela Leão
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

Fonte 1

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também