Como funciona o algoritmo do Youtube

Como funciona o algoritmo do Youtube?

Muito se fala em torno do algoritmo do Youtube, mas com certeza, não existe uma definição que seja 100% clara para que você possa fazer sua estratégia dentro dessa rede social.

Assim, vamos tentar trazer alguns pontos aqui para te ajudar nesses anos que fazemos vídeos para eles.

 

A primeira coisa que precisamos saber é que o algoritmo do Youtube é um grande sistema de recomendação de conteúdos para usuários que estão na plataforma, assistindo conteúdos que gostam e nesse momento, eles vêm indicações do seu lado direito relacionado ao que estão vendo.

Agora, vou mostrar um print de um conteúdo do nosso canal WorkStars e como o algoritmo do Youtube funciona na hora que usuário está assistindo (no caso eu assistindo).

 

Pesquisa relacionada - Algoritmo do Youtube
Pesquisa relacionada – Algoritmo do Youtube

 

Cliquei em um vídeo do Mario, que falava sobre Inteligência Artificial que simula Voz, que inclusive é bem interessante. Logo abaixo do vídeo, o Youtube já me indica outro sobre algo que está bem em alta e também é IA, o ChatGPT.

E agora, você deve estar pensando, mas o que isso tem a ver com o algoritmo do Youtube? Tudo!

Se estou assistindo algo relacionado a Inteligência Artificial, em muitas vezes, quero me aprofundar mais no assunto e posso querer assistir mais vídeos do tema e essa é a grande mágica do Youtube, aprender com cada usuário online.

 

O algoritmo do Youtube são as pesquisas relacionadas?

Sim! O algoritmo do Youtube são as pesquisas relacionadas no menu direito, e hoje em dia, você pode escolher como quer ver o resultado, as opções são:

  • Todos;
  • Da sua pesquisa;
  • Relacionados;
  • Do canal que você está assistindo.

 

Essa lógica da pesquisa relacionada funciona tanto para o criador de conteúdo, quanto para o usuário que estão buscando conteúdos legais. Então nesse momento, vou focar nos criadores, que é nosso público alvo aqui.

 

Como usar o algoritmo do Youtube para crescer meu canal?

Falamos bastante sobre SEO aqui, que significa Search Engine Optimization, que é exatamente o algoritmo que faz com que as coisas apareçam em primeiro lugar tanto no Youtube quanto no Google.

Dentro do Youtube, temos algumas coisas que são as mais básicas, mas que alimentam o sistema como um todo:

  • Título que chame a atenção;
  • Descrição detalhada do que se trata o vídeo;
  • Minutagem de momentos do vídeo (quando se muda de assunto, por exemplo);
  • Cards;
  • Tela final;
  • Thumb criativa e claro, chamativa;
  • Tags;
  • Recorrência.

 

Para mim, dessa lista, a Thumb e as Tags são as mais importantes. Porém, os outros são complementares e já que você está dedicado em fazer o SEO bonitinho, é melhor fazer tudo para aparecer nos resultados de busca.

Quando falamos em recorrência, não é só sobre postar vídeos sempre (isso também é fundamental), mas sim a recorrência de um mesmo tópico.

Digo isso, pois é difícil encontrar um público que goste por exemplo de Inteligência Artificial e Make, só porque é algo que você goste.

 

Então: foque na recorrência do mesmo assunto e não deixe de explorar todos as vertentes desse tópico.

 

Aqui no WorkStars, nosso foco é Marketing de conteúdo. Criamos uma grade diária, onde você pode se inspirar:

  • Segunda: ferramentas de Marketing Digital;
  • Terça: Produção de vídeos para Youtube;
  • Quarta: Novidades das Redes Sociais:
  • Quinta: News de Marketing de Conteúdo;
  • Sexta: Tecnologias para o Marketing.

 

Assim, dá para ver, que somos bem focados no que queremos falar, e assim, o algoritmo do Youtube vem nos entendendo e nos dando destaque nos conteúdos publicados.

 

Criador: Otimize seus vídeos antigos

Muitas pessoas acham que só vídeos novos podem ser otimizados para aparecerem nas buscas do Youtube, mas isso não é verdade!

Todos os conteúdos da plataforma são aptos a serem encontrados.

O Youtube leva em conta a otimização para jogar esse vídeo na página de recomendação, e claro, depois que o usuário clicar para assistir, o tempo de retenção dele no conteúdo.

  • Faça uso de palavras-chave;
  • Crie playlists no Youtube nichadas;
  • Faça uma criação de títulos chamativa.

 

Se o vídeo é bom, não deve “morrer” sem chegar no público final, isso pode aumentar o número de visualizações do seu canal!

Mas, se a captação estiver tremida e com som ruim, é melhor fazer um novo conteúdo para não ir para vídeos sugeridos. Isso pode ser pior para seu canal.

 

Outras maneiras para crescer seu canal no Youtube

  • Use Google Ads para impulsionar os melhores vídeos;
  • Crie Shorts e viralize seu conteúdo com músicas em alta;
  • Compartilhe sempre seus conteúdos em grupos que faz parte e claro, para a família;
  • Comece o vídeo direto ao ponto, sem muitas formalidades;
  • Na tela final, não use uma página estática, fale com a audiência o que assistir em seguida;
  • Crie conteúdos personalizados para Membros;
  • Siga o WorkStars e cadastre-se na Newsletter para ficar por dentro do mundo de Marketing de Conteúdo!

 

Sobre o Shorts, ele ajuda mesmo a aumentar a relevância do canal, olhem nossos últimos:

Shorts ajuda a crescer canais
Shorts ajuda a crescer canais

 

O trabalho de gerador de conteúdo é de formiguinha! Se planeje e comece a trabalhar para o algoritmo do Youtube de forma estratégica e inteligente.

Todo dia, é dia de aprender alguma coisa nova dentro da plataforma! Ela não para!

Mas se você está aqui e quer saber como ganhar dinheiro com isso, leia esse texto: Quais as formas de monetização do Youtube?

 

Quer saber mais sobre marketing?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também