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Marketing de relacionamento: como usá-lo para fidelizar clientes?

Já ouviu falar em marketing de relacionamento? Basicamente é uma estratégia utilizada pelas empresas com o intuito de fidelizar e garantir a melhor experiência ao seus clientes. Mas, o que isso ocasiona para o seu negócio?

Ao mesmo passo que você conquista a lealdade do seu consumidor, também pode acabar conseguindo mais pessoas para fazerem negócios com a sua empresa, visto que o seu cliente pode indicá-lo.

Então, se você quer saber mais sobre esse método, como fazer a aplicação em sua empresa e quais são as vantagens que vem junto com ela, continue a leitura abaixo.

 

Leia também: Marketing de Conteúdo: estratégias para melhorar o desempenho de sua empresa B2B

 

Afinal, o que é marketing de relacionamento?

Como dito anteriormente, marketing de relacionamento é uma estratégia que você pode usar para aproximar a sua empresa do seu cliente. E como ocorre essa aproximação? Através de ações e campanhas que beneficiam o seu consumidor. Com isso, ele vai se sentir mais acolhido e, consequentemente, criará um vinculo forte com a sua marca.

Podemos dizer também que é um método que visa criar um relacionamento positivo entre a sua clientela e seu negócio.

 

 

marketing de relacionamento
Aproximar cliente da empresa | Foto do LinkedIn Sales Navigator no Pexels

 

 

Quais são as vantagens que minha empresa pode ter com esse método?

Vimos que o objetivo do marketing de relacionamento é aproximar a sua empresa da sua clientela, certo? Então, quais são as vantagens de ter essa proximidade do seu cliente?

Vamos ressaltar que essa estratégia não foca em vendas. No entanto, isso não quer dizer que não possa acontecer. Até porque, muitos outros métodos de marketing também não são focados em vender, mas, por consequência, acaba acontecendo.

No entanto, vamos focar nas vantagens do relacionamento, ok? Estabelecer um vínculo ao seu cliente pode trazer benefícios como feedbacks constantes, o famoso marketing boca a boca, visto que seus consumidores se tornam “fãs” da sua marca e, consequentemente, eles vão divulgar você. Além disso, ao se sentirem “próximos”, sua clientela também tende a consumir mais de seus produtos.

 

Como implementar o marketing de relacionamento?

A principio, usar essa estratégia não chega ser a um bicho de sete cabeças. É bem mais fácil do que possa parecer.

No entanto, antes de implementar o marketing de relacionamento é preciso conhecer algumas formas. Uma das mais usadas são as campanhas de e-mail marketing. Através dessas ações, você pode disparar mensagens especificas para grupos específicos de sua clientela.

Existe também os famosos chatbots. São softwares de comunicação que sua empresa pode usar para fazer atendimento de suporte, tirar dúvidas, entrar em contato com os consumidores e muitas outras maneiras de uso.

Agora que você já sabe qual o objetivo, as vantagens e as formas de fazer marketing de relacionamento, chegou o momento de conhecer alguns pontos importantes para a implementação dessa estratégia. Vamos nessa?

 

 

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Conheça o seu público | Foto do RF studio no Pexels

 

Conheça seu público

Como todo negócio é importante saber quem é o público de sua marca. Essa não é uma tarefa difícil, basta fazer alguns levantamentos sobre quais tipos de pessoas consomem mais o seu produto, ou, também, criar uma persona.

A persona, basicamente, é o cliente ideal que você quer para a sua empresa. Conhecendo o seu público ou tendo uma persona, fica mais fácil para fazer ações estratégicas.

Pesquisa de satisfação no marketing de relacionamento

Acredito que todas as pessoas gostam quando a empresa não mira somente nas vendas, mas também na experiência que ela pode ter com o produto e a marca. Aliás, um método excelente de promoção de “user experience” (experiência do usuário, em tradução livre) é o unboxing.

E é nesse momento que entra as pesquisas de satisfação. Saber como o seu público vem consumindo e se eles estão satisfeitos com o seu produto, marca e atendimento é imprescindível. Pois, somente com essas avaliações, você pode ajustar o que está ruim e ampliar o que está bom.

Vale ressaltar que fazer essas pesquisas não são difíceis. Hoje em dia, existem modelos prontos que você pode usar; ou você pode fazer um do zero pelo Google Forms.

 

Leia também: Google Forms: o que é, para que serve e como funciona?

 

Interação e conteúdos personalizados com seu cliente

O último ponto, mas, não menos importante, que vamos falar nesse artigo é a interação e a personalização de conteúdo que você deve ter com o seu cliente.

Depois que você descobrir qual é o seu público, o que eles precisam e quais os graus de satisfação que eles possuem com a sua marca, chegou o momento de aplicar estratégias com essas informações.

Portanto, faça conteúdos personalizados. Por exemplo, se o seu público gosta mais do produto A, você pode fazer um card que fala dos benefícios desse objeto. Ou, talvez, criar um comunicado de desconto. A intenção aqui é manter um relacionamento com o seu cliente, de forma que ele sinta-se à vontade com a sua marca.

Além disso, é necessário ter um atendimento ao cliente bastante humanizado e respeitoso. Tire dúvidas sempre que eles perguntarem algo. Caso você tenha uma equipe de atendimento, treine eles para atender de forma clara, objetiva e que estejam sempre atentos às necessidades dos consumidores.

 

Leia também: O que é Marketing Humanizado?

 

E aí? o que achou do marketing de relacionamento? Vai aplicar na sua empresa? Conta para gente aí nos comentários.

 

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